Resumo: O Ensino Médio Integrado (EMI) se constitui em uma proposta pedagógica que tem como premissa uma formação inteira do homem, considerando os conceitos de omnilateralidade e politecnia, (MOURA; LIMA FILHO; SILVA, 2015), os quais tornam possível um ensino que compreende todas as dimensões do viver humano (dimensão social, cultural, política, econômica). Nesse contexto, a pedagogia da literatura tem um papel importante para a formação integrada, constituindo-se em um caminho para essa formação, uma vez que promove a formação humana em um contexto, também, de qualificação profissional. Neste artigo, temos como objetivo refletir sobre a importância de uma pedagogia da literatura na formação integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP). Para tanto, nos valemos de uma pesquisa bibliográfica, a partir de autores que versam sobre os temas pedagogia da literatura e ensino médio integrado. Em nosso estudo pudemos compreender que a literatura é fundamental para a formação humana, além do envolvimento emocional que ela proporciona, também há o fator de aprendizagem e a descoberta de uma identidade em transformação. Nessa busca por uma pedagogia da literatura no EMIEP, sugere-se, com base em Cárdenas Paéz (2002), uma proposta sobre a pedagogia da literatura como meio de alcançar a formação humana integral. Dessa forma, a escola pode se constituir em um espaço favorável de discussão de si e do mundo, favorecer a reflexão crítica e formar humanizando, o que é um direito de todos, pois corresponde a uma necessidade universal e também se configura em um instrumento social, nos ajudando a entender situações que, muitas vezes, negam nossos direitos essenciais, nos subjugando à miséria, servidão e mutilação espiritual. Isso confirma a necessidade da presença da literatura nas salas de aula e, mais especificamente, no fazer pedagógico dos professores do EMIEP.