PEDAGOGIA DA LITERATURA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO HUMANA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21887 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 251 "inscrito_id" => 5833 "titulo" => "PEDAGOGIA DA LITERATURA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO HUMANA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO" "resumo" => "Resumo: O Ensino Médio Integrado (EMI) se constitui em uma proposta pedagógica que tem como premissa uma formação inteira do homem, considerando os conceitos de omnilateralidade e politecnia, (MOURA; LIMA FILHO; SILVA, 2015), os quais tornam possível um ensino que compreende todas as dimensões do viver humano (dimensão social, cultural, política, econômica). Nesse contexto, a pedagogia da literatura tem um papel importante para a formação integrada, constituindo-se em um caminho para essa formação, uma vez que promove a formação humana em um contexto, também, de qualificação profissional. Neste artigo, temos como objetivo refletir sobre a importância de uma pedagogia da literatura na formação integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP). Para tanto, nos valemos de uma pesquisa bibliográfica, a partir de autores que versam sobre os temas pedagogia da literatura e ensino médio integrado. Em nosso estudo pudemos compreender que a literatura é fundamental para a formação humana, além do envolvimento emocional que ela proporciona, também há o fator de aprendizagem e a descoberta de uma identidade em transformação. Nessa busca por uma pedagogia da literatura no EMIEP, sugere-se, com base em Cárdenas Paéz (2002), uma proposta sobre a pedagogia da literatura como meio de alcançar a formação humana integral. Dessa forma, a escola pode se constituir em um espaço favorável de discussão de si e do mundo, favorecer a reflexão crítica e formar humanizando, o que é um direito de todos, pois corresponde a uma necessidade universal e também se configura em um instrumento social, nos ajudando a entender situações que, muitas vezes, negam nossos direitos essenciais, nos subjugando à miséria, servidão e mutilação espiritual. Isso confirma a necessidade da presença da literatura nas salas de aula e, mais especificamente, no fazer pedagógico dos professores do EMIEP." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO, FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL, PEDAGOGIA DA LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID5833_05072016135706.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA RAFAELA GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "marcela20souza@hotmail.co" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21887 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 251 "inscrito_id" => 5833 "titulo" => "PEDAGOGIA DA LITERATURA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO HUMANA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO" "resumo" => "Resumo: O Ensino Médio Integrado (EMI) se constitui em uma proposta pedagógica que tem como premissa uma formação inteira do homem, considerando os conceitos de omnilateralidade e politecnia, (MOURA; LIMA FILHO; SILVA, 2015), os quais tornam possível um ensino que compreende todas as dimensões do viver humano (dimensão social, cultural, política, econômica). Nesse contexto, a pedagogia da literatura tem um papel importante para a formação integrada, constituindo-se em um caminho para essa formação, uma vez que promove a formação humana em um contexto, também, de qualificação profissional. Neste artigo, temos como objetivo refletir sobre a importância de uma pedagogia da literatura na formação integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP). Para tanto, nos valemos de uma pesquisa bibliográfica, a partir de autores que versam sobre os temas pedagogia da literatura e ensino médio integrado. Em nosso estudo pudemos compreender que a literatura é fundamental para a formação humana, além do envolvimento emocional que ela proporciona, também há o fator de aprendizagem e a descoberta de uma identidade em transformação. Nessa busca por uma pedagogia da literatura no EMIEP, sugere-se, com base em Cárdenas Paéz (2002), uma proposta sobre a pedagogia da literatura como meio de alcançar a formação humana integral. Dessa forma, a escola pode se constituir em um espaço favorável de discussão de si e do mundo, favorecer a reflexão crítica e formar humanizando, o que é um direito de todos, pois corresponde a uma necessidade universal e também se configura em um instrumento social, nos ajudando a entender situações que, muitas vezes, negam nossos direitos essenciais, nos subjugando à miséria, servidão e mutilação espiritual. Isso confirma a necessidade da presença da literatura nas salas de aula e, mais especificamente, no fazer pedagógico dos professores do EMIEP." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO, FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL, PEDAGOGIA DA LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID5833_05072016135706.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA RAFAELA GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "marcela20souza@hotmail.co" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }