Esse trabalho tem como objetivo relatar uma proposta pedagógica em que abordou-se conceitos de eletrostática pertinente à disciplina de Física, em uma turma do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Antônio Ferreira Sobrinho. A metodologia de ensino buscou uma aproximação entre o conhecimento científico e a realidade do educando através da experimentação e visualização dos fenômenos de eletrostática, fator importante para a aprendizagem de conceitos próprios dessa temática, como a eletrização por atrito, a indução elétrica, o potencial elétrico e a diferenciação entre materiais condutores e isolantes. Além disso, as descargas elétricas entre a esfera do gerador de Van der Graaf e o bastão tem sua explicação baseada nos mesmos conceitos utilizados para eludecer as descargas elétricas entre o sistema solo-nuvem, sendo esta associação relevante para o entendimento da formação de raios na atmosfera terrestre. Somado a isso, a abordagem desse tema é importante e motivador, pois tal fenômeno está presente na realidade e desperta curiosidade e admiração naqueles que o observam. Os materiais usados para a construção do gerador de Van der Graaf são de baixo custo e reaproveitáveis, o que torna o experimento condinzente com a realidade escolar de educadores e educandos. A aula ocorreu no laboratório de Física, tendo a colaboração da técnica presente e supervisora do PIBID e dos bolsistas. Por se tratar de eletricidade, os cuidado necessários foram tomados. Nesse contexto, a experimentação foi fator importante para o ensino-aprendizagem dos conceitos da eletrostática, pois possibilitou a confirmação ou rejeição das hipóteses iniciais dos educandos a respeito do fenômeno, colocando-os como sujeitos e autores na construção do próprio conhecimento. O interesse dos educandos durante a aplicação da proposta pedagógica foi demonstrado através da participação e entusiasmo dos mesmos.