, Martamagnóliadasilvaoliveira et al.. Fazeres docente na educação infantil. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21043>. Acesso em: 05/11/2024 08:49
Este trabalho resulta de uma atividade desenvolvida na disciplina Fundamentos e metodologia da Educação Infantil II, teve como objetivo descrever e analisar ações pedagógicas de professores da educação infantil. Com relação à metodologia foi feita uma observação de 4 horas numa sala de educação infantil, numa escola da rede privada da cidade de Aurora/CE, resultando neste relatório analítico, no qual explanamos alguns aspectos relevantes da observação, tais foram: a metodologia, a organização do espaço e tempo, os materiais pedagógicos e a experiência da profissional em relação ao cuidar e educar. Tivemos como guia para orientação das analises alguns textos estudados na disciplina supracitada. Dentre os autores, Maria Carmen Silveira Barbosa (2006) e Tomaz Tadeu da Silva (1996). Através dos mesmos pudemos fazer uma comparação entre o que foi estudado com o que foi observado, interligando os textos com a visão dos seguintes teóricos da educação infantil: Rousseau, Pestalozzi e Montessori. Também utilizamos outras fontes importantes, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96), e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Durante a observação evidenciamos o distanciamento da teoria com a prática. No que se refere ao espaço constatamos que a sala de aula e o pátio eram muito pequenos. Observamos que não existia qualquer material pedagógico exposto. Tal comprovação nos fez ver que devemos utilizar a teoria obtida durante a nossa formação com o objetivo de aprimorar a nossa pratica pedagógica sem esquecer a importância da criança.