O ENSINO DE BIOLOGIA E A BIOALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES TEÓRICAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21534 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2837 "inscrito_id" => 3988 "titulo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA E A BIOALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES TEÓRICAS" "resumo" => "Nos dias atuais, o ensino de Biologia deve ser reconhecido como indispensável na garantia da qualidade de vida dos cidadãos, oportunizando-os uma reflexão da conjuntura social e ambiental que se inserem, a fim de produzirem mudanças significativas na sociedade, pois, torna-se necessário considerar o aluno um sujeito ativo-crítico, em busca de um ensino não fragmentado, capaz de levá-lo a compreender os fundamentos científicos e tecnológicos do mundo atual, estabelecendo a relação teoria-prática, com o intuito de torná-lo alfabetizado, científica e biologicamente, permitindo lidar com as informações, compreendê-las, elaborá-las, refutá-las, quando for o caso, enfim, organizar seu pensamento de maneira lógica, além de auxiliar na construção de uma consciência mais crítica e reflexiva em relação ao mundo que o cerca. Por isso, nosso artigo objetiva refletir a respeito do ensino de Biologia nas escolas da Educação Básica e sua importância para a bioalfabetização dos alunos. Utilizamos, portanto, uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo e bibliográfico, fundamentada nas ideias de Carvalho e Guazelli (2005), Giassi (2009), Krasilchik (2011), Marandino, Selles e Ferreira (2009), dentre outros. Evidenciamos, nesta investigação, que as escolas de Educação Básica devem permitir aos discentes enfrentar situações reais e problemáticas no meio em que vivem, a partir dos conhecimentos biológicos, científicos e tecnológicos adquiridos no decorrer do processo escolar, imprescindíveis para a sua sobrevivência, bem como para a sustentabilidade do planeta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA, ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3988_17082016183926.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA DA CUNHA GONZAGA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "patriciagonzaga18@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21534 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2837 "inscrito_id" => 3988 "titulo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA E A BIOALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES TEÓRICAS" "resumo" => "Nos dias atuais, o ensino de Biologia deve ser reconhecido como indispensável na garantia da qualidade de vida dos cidadãos, oportunizando-os uma reflexão da conjuntura social e ambiental que se inserem, a fim de produzirem mudanças significativas na sociedade, pois, torna-se necessário considerar o aluno um sujeito ativo-crítico, em busca de um ensino não fragmentado, capaz de levá-lo a compreender os fundamentos científicos e tecnológicos do mundo atual, estabelecendo a relação teoria-prática, com o intuito de torná-lo alfabetizado, científica e biologicamente, permitindo lidar com as informações, compreendê-las, elaborá-las, refutá-las, quando for o caso, enfim, organizar seu pensamento de maneira lógica, além de auxiliar na construção de uma consciência mais crítica e reflexiva em relação ao mundo que o cerca. Por isso, nosso artigo objetiva refletir a respeito do ensino de Biologia nas escolas da Educação Básica e sua importância para a bioalfabetização dos alunos. Utilizamos, portanto, uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo e bibliográfico, fundamentada nas ideias de Carvalho e Guazelli (2005), Giassi (2009), Krasilchik (2011), Marandino, Selles e Ferreira (2009), dentre outros. Evidenciamos, nesta investigação, que as escolas de Educação Básica devem permitir aos discentes enfrentar situações reais e problemáticas no meio em que vivem, a partir dos conhecimentos biológicos, científicos e tecnológicos adquiridos no decorrer do processo escolar, imprescindíveis para a sua sobrevivência, bem como para a sustentabilidade do planeta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA, ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3988_17082016183926.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA DA CUNHA GONZAGA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "patriciagonzaga18@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }