Este artigo dedica-se a compartilhar proposta conjunta de sequência didática implementada junto ao alunado das instituições IFMA-Codó e UEMA-Balsas, numa colaboração entre as profissionais dessas instituições, que por sua vez oferecem-se como centros de pesquisa e ensino que oportunizam a realização de conquistas para o ensino de Línguas, em especial Língua Portuguesa, mas também Literatura e Artes. A sequência didática constituiu-se de quatro fases, sendo a primeira delas realizada com a abordagem aberta dos temas universais da literatura, implementada em aulas expositivas e dialogadas com os alunos. A partir de um percurso histórico preliminar expositivo, foi lançada aos alunos a seguinte questão: Considerando-se que as artes se dedicam às representações da realidade humana ao longo dos tempos, qual o tema que mais desperta a inquietação e revolta humana e se faz sempre presente na literatura? Depois de incentivadas e provocadas discussões, foi sugerida pelos docentes, uma sequência de leituras acerca do tema da Morte. A temática inquietante e instigante obteve a aquiescência dos alunos. Assim, foram escolhidas etapas que foram desde a leitura de narrativa de ficção e sessão de cinema baseado na obra lida, mas também a leitura e análise de poemas com foco nessa temática e com base na Estética da Recepção de Hans Robert Jaus. Tais atividades darão corpo ao estudo que ora se apresenta e que se oferece como modelo para outros temas e leituras.
.