Este trabalho surgiu da proposta de projeto de pesquisa para o EDITAL 08/2015 – PROPESQINOV - EDITAL UNIFICADO DE CHAMADA DE PROJETOS PARA O V PROGRAMA - INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR – CNPq - BIC JR – do IF SUDESTE MG, submetido pela professora Lisleandra Machado no intuito de transformar os trabalhos de conclusão de curso (TCC's) do curso em Gestão Escolar, no qual a professora foi orientadora de TCC's, em artigos científicos. Esta pesquisa lança um olhar crítico e reflexivo sobre as relações interpessoais na escola. Tem como objetivo investigar que tipo de relações e de que forma elas influenciam no processo de ensino e aprendizagem, visando à melhoria do trabalho coletivo e conscientizando os professores de seu importantíssimo trabalho como agente transformador na sociedade, contribuindo para a formação do indivíduo político, capaz de fazer a diferença no meio em que vive. Quando se percebem conflitos na escola que travam a execução de um projeto de socialização e humanização entre todos os envolvidos, é sinal de que as mudanças precisam acontecer antes que estragos maiores possam acabar com quaisquer tentativas de buscar soluções coerentes. Considera-se um desafio para a pedagogia atual o ato de resgatar em seus professores o cerne dos quatro pilares, uma vez que é notável e triste perceber a desvalorização da classe por ela mesma. “Resgatar”, então, talvez seja a palavra de ordem, pois mudanças qualitativas em quaisquer ambientes corporativos partem do “eu” para o “nós”.