TRANSDISCIPLINARIDADE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR
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O texto está estruturado em quatro seções, além da introdução e considerações finais. A primeira seção trata dos aspectos relacionados à educação e sua relação com o desenvolvimento humano. A segunda seção, destinada à lógica Clássica, apresenta os aspectos desse modelo e suas implicações na educação. A terceira seção discorre sobre a Disciplinaridade, Pluridisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. Por fim, a quarta seção traz elementos sobre a abordagem transdisciplinar no ensino superior. \r\n Nessas seções, foram levantados aspectos relacionados à educação e sua relação com o desenvolvimento humano; à lógica Clássica, apresentando os aspectos desse modelo e suas implicações na educação; a Disciplinaridade, Pluridisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade; e elementos sobre a abordagem transdisciplinar no Ensino Superior. Por esse meio, constata-se que não é possível continuar reproduzindo uma prática baseada em um pensamento reducionista que separa o ser da realidade, o corpo da mente, e o sujeito do objeto. É preciso superar a dicotomia da ciência antiga alicerçada na razão como conhecimento verdadeiro. O conhecimento não precisa ser reduzido para ser entendido, porém, cada parte reduzida importa para a compreensão do todo. Ao mesmo tempo, uma atitude transdisciplinar, baseada na complexidade, requer flexibilidade, autonomia, dinamismo, ética, cooperação e diálogo. A mudança tem que ser profunda e não se pode ignorar essa constante transformação do mundo. 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