Diversas pesquisas têm revelado que os professores de química devem buscar relacionar os conhecimentos científicos com o contexto social dos alunos e utilizar para isto metodologias modernas que estejam desvinculadas dos métodos tradicionais de ensino. Dentre essas se tem destacado os recursos audiovisuais e tecnológicos, aliados a situações problemas do cotidiano dos alunos. Ante o exposto, o objetivo desta pesquisa foi promover uma aprendizagem significativa das funções orgânicas, por meio da utilização dos recursos audiovisuais e tecnológicos associados a contextualização usando, para tal como tema gerador, as drogas. O presente trabalho foi desenvolvido com 32 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola estadual, localizada na cidade de Areia – PB. Inicialmente foi aplicado um pré-teste; em seguida foi proferida, pelos bolsistas, uma palestra sobre as drogas e as funções orgânicas; na terceira etapa os alunos assistiram a um documentário intitulado: Como funcionam as drogas; na última etapa foi aplicado um pós-teste. A tabulação dos dados foi realizada por meio do Excel 2010 e a partir de então foram elaborados gráficos. Ante os resultados obtidos pode-se concluir que esta intervenção, exerceu um papel importante no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, por possibilitar a estes um maior interesse em querer aprender e compreender o conteúdo estudado, além disto, notou-se uma ampliação do olhar dos alunos para os problemas, causa e efeitos das drogas no organismo, na família e na sociedade, favorecendo assim o processo de formação destes para que possam atuar de forma crítica, transformando a realidade em que vivem.