DESVENDANDO AS DROGAS E AS FUNÇÕES ORGÂNICAS COM O AUXÍLIO DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS E TECNOLÓGICOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20665 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3263 "inscrito_id" => 6889 "titulo" => "DESVENDANDO AS DROGAS E AS FUNÇÕES ORGÂNICAS COM O AUXÍLIO DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS E TECNOLÓGICOS" "resumo" => "Diversas pesquisas têm revelado que os professores de química devem buscar relacionar os conhecimentos científicos com o contexto social dos alunos e utilizar para isto metodologias modernas que estejam desvinculadas dos métodos tradicionais de ensino. Dentre essas se tem destacado os recursos audiovisuais e tecnológicos, aliados a situações problemas do cotidiano dos alunos. Ante o exposto, o objetivo desta pesquisa foi promover uma aprendizagem significativa das funções orgânicas, por meio da utilização dos recursos audiovisuais e tecnológicos associados a contextualização usando, para tal como tema gerador, as drogas. O presente trabalho foi desenvolvido com 32 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola estadual, localizada na cidade de Areia – PB. Inicialmente foi aplicado um pré-teste; em seguida foi proferida, pelos bolsistas, uma palestra sobre as drogas e as funções orgânicas; na terceira etapa os alunos assistiram a um documentário intitulado: Como funcionam as drogas; na última etapa foi aplicado um pós-teste. A tabulação dos dados foi realizada por meio do Excel 2010 e a partir de então foram elaborados gráficos. Ante os resultados obtidos pode-se concluir que esta intervenção, exerceu um papel importante no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, por possibilitar a estes um maior interesse em querer aprender e compreender o conteúdo estudado, além disto, notou-se uma ampliação do olhar dos alunos para os problemas, causa e efeitos das drogas no organismo, na família e na sociedade, favorecendo assim o processo de formação destes para que possam atuar de forma crítica, transformando a realidade em que vivem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAçãO, APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUíMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID6889_18082016180936.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIVANILDO FREIRE DA COSTA" "autor_nome_curto" => "GIVANILDO " "autor_email" => "givanildofreire2016@gmail" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20665 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3263 "inscrito_id" => 6889 "titulo" => "DESVENDANDO AS DROGAS E AS FUNÇÕES ORGÂNICAS COM O AUXÍLIO DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS E TECNOLÓGICOS" "resumo" => "Diversas pesquisas têm revelado que os professores de química devem buscar relacionar os conhecimentos científicos com o contexto social dos alunos e utilizar para isto metodologias modernas que estejam desvinculadas dos métodos tradicionais de ensino. Dentre essas se tem destacado os recursos audiovisuais e tecnológicos, aliados a situações problemas do cotidiano dos alunos. Ante o exposto, o objetivo desta pesquisa foi promover uma aprendizagem significativa das funções orgânicas, por meio da utilização dos recursos audiovisuais e tecnológicos associados a contextualização usando, para tal como tema gerador, as drogas. O presente trabalho foi desenvolvido com 32 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola estadual, localizada na cidade de Areia – PB. Inicialmente foi aplicado um pré-teste; em seguida foi proferida, pelos bolsistas, uma palestra sobre as drogas e as funções orgânicas; na terceira etapa os alunos assistiram a um documentário intitulado: Como funcionam as drogas; na última etapa foi aplicado um pós-teste. A tabulação dos dados foi realizada por meio do Excel 2010 e a partir de então foram elaborados gráficos. Ante os resultados obtidos pode-se concluir que esta intervenção, exerceu um papel importante no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, por possibilitar a estes um maior interesse em querer aprender e compreender o conteúdo estudado, além disto, notou-se uma ampliação do olhar dos alunos para os problemas, causa e efeitos das drogas no organismo, na família e na sociedade, favorecendo assim o processo de formação destes para que possam atuar de forma crítica, transformando a realidade em que vivem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAçãO, APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUíMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID6889_18082016180936.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIVANILDO FREIRE DA COSTA" "autor_nome_curto" => "GIVANILDO " "autor_email" => "givanildofreire2016@gmail" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }