Nesse trabalho, abordarei a experiência adquirida no componente curricular Estágio Supervisionado I, do curso de licenciatura em Matemática no campus IV. O trabalho foi realizado em uma escola estadual do interior da Paraíba, na cidade de Guarabira. O objetivo principal do trabalho foi a observação da escola-campo de estágio, bem como refletir sobre o que vimos em sala de aula com a verdadeira realidade das escolas públicas. Confrontar os pontos que são comuns à teoria e realidade, bem como identificar os que ainda são diferenciados. Buscar compreender como realmente uma escola funciona, e entender o real papel do professor, que não se limita apenas à sala de aula, pois a escola não é feita apenas disso. Também busquei compreender como a escola pesquisada interfere socialmente na formação de cidadãos capazes de enfrentar a realidade da vida e se preparar para o mercado de trabalho. Pude conhecer pessoas comprometidas com a educação pública brasileira e que veem na escola uma oportunidade de proporcionar aos jovens que ali estudam uma nova porta rumo a um futuro melhor, onde possam se aprimorar cada vez mais, e que os estudos não parem ali e sigam em frente, para que os alunos possam se tornar excelentes profissionais e contribuir de forma positiva para o crescimento da sociedade e do país. Para auxiliar minhas conclusões e como fonte teórica para o componente curricular, tive como base Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Breve Histórico da Prática de Ensino nos Cursos de Formação de Professores (2006).