A reconstrução de trajetórias docentes nos anos de 1970 a 1985, no período da ditadura civil-militar, configura-se como importante investigação para a escrita da história da educação e da docência. Vale ressaltar que, neste momento histórico, inúmeros processos de formação profissionais e práticas pedagógicas foram construídos e desconstruídos. A educação foi compreendida de maneira funcional nesta época, pois era autoritária, controladora e repressora. Assim, as experiências educacionais desenvolvidas nos anos autoritários estavam fundamentadas no tecnicismo pedagógico, que tinha como princípios a racionalidade, eficiência e a produtividade. Com isto, a intenção era alcançar o máximo resultado com o mínimo dispêndio. A não duplicação de meios para fins idênticos passam a ser incorporados na legislação educacional do período, configurando-se uma orientação produtivista da educação com força legislativa (SAVIANI, 2008). Nesse contexto, houve modificações no perfil docente, gerando inúmeros desafios para o exercício professoral, tanto no plano teórico como no plano prático incluindo-se na metodologia, na utilização de recursos, etc., que contribuíram para o surgimento de novas configurações de identidades docentes. O presente trabalho tem como objetivo compreender a profissão docente a partir da história de vida da professora Maria Ruth de Sousa, tomando como referência o período de 1970 a 1985; como também identificar pontos de articulação entre o passado e o presente. Para tanto, realiza uma análise da trajetória docente da professora a partir de sua história de vida, em conexão com o contexto histórico, que é a ditadura militar. O trabalho utiliza-se da abordagem biográfica, que coloca em conexão a vida pessoal e a vida profissional, a vida e a história, fazendo “reaparecer os sujeitos face às estruturas e aos sistemas, a qualidade face à quantidade, a vivência face ao instituído” (NÓVOA, 1995, p. 18). Assim, também utilizamos fontes legais, documentais, bibliográficos e iconográficos, os quais encontramos partes destes em instituições públicas e no acervo pessoal da professora Maria Ruth de Sousa. O trabalho contribuiu para a compreensão da profissão docente em determinada conjuntura histórica. Afinal a profissão sofreu mudanças trágicas no período da ditadura civil-militar.