A capoeira é uma arte genuinamente afro-brasileira. Embora tenha sido marginalizada e discriminada ao longo de sua história, aos poucos vem ganhando espaço no ambiente escolar, já sendo possível encontrar livros paradidáticos destinados a auxiliar o professor a valorizá-la. Neste sentido, elaboramos uma sequência didática voltada para a Educação Infantil, tendo como corpus o livro de literatura infanto-juvenil Berimbau mandou te chamar, de Bia Hetzel (2008). Nosso trabalho, de natureza bibliográfica e documental, reúne os pressupostos teóricos de Freire (1996) e Zilberman (2003), no tocante às implicações do uso do texto literário na educação inclusiva; de Heine e Silva (2008) e Candau (2015), entre outros,acerca da importância da literatura de temática étnico-racial e da capoeira na educação das crianças. Tais reflexões serão subsidiadas por documentos oficiais, como as Leis n. 10.639/2003, 11.645/2008 e o Decreto n. 487/1890. A construção da sequência didática interativa, em etapa subsequente, será de molde a problematizar o emprego da capoeira infantil como atividade de âmbito escolar, pondo em evidência a discussão sobre diversidade étnico-racial na sala de aula da educação infantil, oportunizando, desta forma, o compartilhamento de conhecimento acerca da história e da riqueza cultural brasileira.
Palavras-chave: Capoeira, Educação Infantil, Literatura infanto-juvenil, Sequência didática interativa.