SILVA, Alecio Soares et al.. Uma breve história sobre o cálculo. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/22374>. Acesso em: 22/12/2024 22:03
Neste trabalho faz-se um estudo bibliográfico, com enfoque historiográfico sobre a evolução de conceitos de Cálculo Diferencial e Integral no decorrer da história, buscando com ele atingir o objetivo de potencializar o ensino de matemática, tendo em vista que o uso da história da matemática em sala de aula é, sem dúvidas, uma das ferramentas metodológica capaz de potencializar significativamente o processo de ensino-aprendizagem, bem como a motivação dos alunos na busca pelo conhecimento. Busca-se também, fazer uma abordagem que relate a evolução dos conceitos do cálculo diferencial e integral, desde seus primórdios, com os trabalhos de Arquimedes, que utilizou a ideia do princípio da exaustão de Eudoxo para tentar resolver o grandioso problema da quadratura do círculo, até sua evolução com a contribuição de grandes ícones da matemática, como Fermat, Descartes, os inventores da geometria analítica, e também as grandes invenções conceituais e de notação de Newton e Leibniz. Esclarecendo, com essa discussão sobre alguns problemas que motivaram o surgimento de conceitos como, derivada e integral, enaltecendo a importância da Matemática e a sua relação com o cotidiano. Atingiu-se uma abordagem que é inegavelmente interessante, no que se refere à prática docente, dando para professores e futuros professores uma visão macroscópica sobre o tema, elucidando a aproximação entre conteúdos estudados no ensino de nível médio através de uma ferramenta disponibilizada no semestre inicial dos cursos de graduação em Matemática, servindo também, para sublinhar os componentes onde a aprendizagem deve ser significativa, uma vez que serão utilizados no desenvolvimento de operações mais complexas, a exemplo da derivada e da integral de uma função e suas aplicações.