Uma inovação nos dias atuais vem se consolidando no meio secundário das escolas do nosso país como ferramenta favorável ao ensino da Física e da Matemática, tal novidade diz respeito ao uso da robótica educacional no cotidiano escolar. Assim, este trabalho objetivou potencializar novas formas de encarar o ensino aprendizagem, buscando possibilidades pedagógicas em um ensino dinâmico, questionador, no qual o aluno esteja motivado a buscar por conta própria respostas aos seus questionamentos buscando, efetivação da atividade proposta permitindo um estímulo investigativo e ao raciocínio lógico do aluno propiciando uma melhor compreensão dos conceitos e conteúdo de Física no Ensino Médio, contribuindo para despertar o interesse do aluno no entendimento prático utilizando a Robótica Educacional através de uma abordagem investigativa e lúdica para construir conceitos relacionados à Energia. Direcionadas aos alunos do 1ª Ano da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada em Campina Grande-Paraíba, e sob orientação da professora titular de física da escola e alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBIB, do curso de licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, as atividades tiveram o intuito de desmistificar a ideia de que a disciplina de Física é difícil e complicada. A atividade se concretizou com a realização de seminários e oficinas investigativas mediante a construção de modelos didáticos com o kit robótica, culminando com a apresentação dos modelos construídos pelos alunos.