ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ENCONTRADA NO PORTAL DA CAPES SOBRE FORMAÇÃO EM QUÍMICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20206 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2053 "inscrito_id" => 8016 "titulo" => "ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ENCONTRADA NO PORTAL DA CAPES SOBRE FORMAÇÃO EM QUÍMICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados da análise no Portal da Capes sobre produção científica na área de formação em química, com o objetivo de analisar como vem ocorrendo essa produção. Foi realizado um levantamento on line acerca da temática proposta. A pesquisa foi realizada no dia 11 de agosto de 2016 às 19h52min, e a palavras-chave utilizada, foi “formação em química”, as mesmas foram colocadas com aspas duplas. Na busca com essa palavra-chave foram encontradas três produções: A formação em Química discutida com base nos modelos proposto por estudantes de pós-graduação para o fenômeno de dissolução (SOUZA E CARDOSO, 2009); Relação entre aplicabilidade da ciência e satisfação profissional na voz de doutorandos em química da UFSCar (LEMES, SOUZA E CARDOSO,2009) e o livro Ensino de ciências e matemática, I: temas sobre a formação de professores (NADIR, 2009). Considera-se, portanto, que das três obras encontradas, apenas o livro organizado por Nadir (2009) atende aos requisitos por nós estipulados para a análise, pois apresenta discussões sobre a formação em química, com ênfase na licenciatura e atuação desse profissional no ensino. Ainda se considera que o levantamento dessa produção científica é exígua posto a quantidade encontrada. Isso demonstra a necessidade de um maior investimento acerca da produção do conhecimento para a formação em química área de conhecimento que vem passado por sérios problemas no país nos últimos anos. Por fim, a realização desse trabalho possibilitou encontrar caminhos que conduzem à compreensão da situação da produção do conhecimento sobre formação em química e ao mesmo tempo encontrar aqueles autores que vem se dedicando à questão, tema da pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO CIENTÍFICA, PORTAL CAPES, FORMAÇÃO EM QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID8016_15082016193643.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEBASTIANA ESTEFANA TORRES BRILHANTE" "autor_nome_curto" => "ESTEFANA TORRES" "autor_email" => "estefana_torres@hotmail.c" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20206 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2053 "inscrito_id" => 8016 "titulo" => "ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ENCONTRADA NO PORTAL DA CAPES SOBRE FORMAÇÃO EM QUÍMICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados da análise no Portal da Capes sobre produção científica na área de formação em química, com o objetivo de analisar como vem ocorrendo essa produção. Foi realizado um levantamento on line acerca da temática proposta. A pesquisa foi realizada no dia 11 de agosto de 2016 às 19h52min, e a palavras-chave utilizada, foi “formação em química”, as mesmas foram colocadas com aspas duplas. Na busca com essa palavra-chave foram encontradas três produções: A formação em Química discutida com base nos modelos proposto por estudantes de pós-graduação para o fenômeno de dissolução (SOUZA E CARDOSO, 2009); Relação entre aplicabilidade da ciência e satisfação profissional na voz de doutorandos em química da UFSCar (LEMES, SOUZA E CARDOSO,2009) e o livro Ensino de ciências e matemática, I: temas sobre a formação de professores (NADIR, 2009). Considera-se, portanto, que das três obras encontradas, apenas o livro organizado por Nadir (2009) atende aos requisitos por nós estipulados para a análise, pois apresenta discussões sobre a formação em química, com ênfase na licenciatura e atuação desse profissional no ensino. Ainda se considera que o levantamento dessa produção científica é exígua posto a quantidade encontrada. Isso demonstra a necessidade de um maior investimento acerca da produção do conhecimento para a formação em química área de conhecimento que vem passado por sérios problemas no país nos últimos anos. Por fim, a realização desse trabalho possibilitou encontrar caminhos que conduzem à compreensão da situação da produção do conhecimento sobre formação em química e ao mesmo tempo encontrar aqueles autores que vem se dedicando à questão, tema da pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO CIENTÍFICA, PORTAL CAPES, FORMAÇÃO EM QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID8016_15082016193643.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEBASTIANA ESTEFANA TORRES BRILHANTE" "autor_nome_curto" => "ESTEFANA TORRES" "autor_email" => "estefana_torres@hotmail.c" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }