Entendendo-se por inclusão enquanto um fenômeno social complexo e que depende essencialmente de planejamento e capacitação dos agentes envolvidos, o presente trabalho teve como objetivo analisar os fatores que dificultam o oficio do Coordenador Pedagógico em pôr em prática as metas estabelecidas no planejamento pedagógico, bem como demonstrar a sua importância crucial no processo de organização escolar. Para isso foi realizada uma pesquisa junto ao Coordenador Pedagógico e aos professores. Dos professores envolvidos, quatro tinham alunos com necessidades educativas especiais e, com eles, foram desenvolvidas ações em sala de aula envolvendo todos os alunos. Com os pais desses alunos foram apresentadas orientações durante as reuniões bimestrais. Os procedimentos utilizados para a implementação das ações foram reuniões para orientações técnicas e observação participante em sala de aula. Os principais resultados registrados estão relacionados à apresentação de atitudes menos segregatórias e mais inclusivas pelos membros da comunidade escolar. Os resultados reforçam a idéia da necessidade de planejamento escolar para que o processo de inclusão no ensino fundamental tenha possibilidades de sucesso.