As áreas básicas do ensino superior são divididas em licenciatura e bacharelado, sendo em diversos pontos distintas entre si conforme o perfil de formação e intervenção profissional. De maneira geral os cursos de licenciatura preparam o profissional para atuar como docente na educação básica, já os cursos de bacharelado para áreas acadêmicas, tecnológicas e pesquisa. No entanto, ambos ensinos de graduação possuem, em suas diretrizes curriculares, o Programa de Monitoria que surgiu como uma atividade complementar pedagógica dos cursos para formação do estudante. A Monitoria Acadêmica é uma atividade que proporciona ao aluno monitor a ampliação de conhecimentos, o desenvolvimento do comportamento ético, além de despertar o interesse pela docência por meio do desenvolvimento de atividades ligadas ao ensino, possibilitando a experiência da vida acadêmica devido a participação no desenvolvimento das disciplinas, além de promover a oportunidade de desenvolver experiência em atividades didáticas. A Fisiologia é uma ciência que integra conhecimentos anatômicos, histológicos, bioquímicos, físico-químicos e histológicos para o entendimento do funcionamento do organismo. Desse modo, a disciplina de Fisiologia é essencial aos estudantes de graduação da área da Saúde. Como a monitoria é uma atividade de grande importância para o apoio Docente e para a formação discente complementar, o presente trabalho objetivou relatar as experiências da monitora na disciplina Fisiologia Humana do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) campus A.C. Simões, na cidade de Maceió, bem como demonstrar a importância da monitoria, enquanto instrumento de aprendizagem para a formação e desenvolvimento acadêmico do monitor.