A educação infantil é um dos cenários mais abordados na atualidade, sendo para muitos um alicerce para seu pleno desenvolvimento, onde as crianças passam por vários processos culturais e de desenvolvimento. Nesse sentido a creche busca atender os cuidados e a educação das crianças, sendo um serviço prioritário para os direitos da criança e da família respeitando seus valores e características culturais, desse modo temos como objetivo, observar e discutir o modo como a estrutura física, os recursos técnicos e as relações que acontecem na creche, pode interferir no desenvolvimento psicológico e intelectual das crianças. O artigo apresenta um relato de experiência a partir de observações feitas na creche Joana Gonçalves da Silva no período de 03(três) a 11(onze) de março de 2016 em São Miguel – RN com professores e a instituição, também abordando a contextualização da importância do ensino infantil e sobre a importância de psicólogos na instituição da creche diante de uma revisão bibliográfica. A partir das observações foi possível detectar uma série de questões que deixam a desejar no campo profissional e do número reduzido de profissionais, no entanto, isso parte da falta de apoio frente as organizações políticas que comandam o setor.