A indisciplina afeta as instituições de ensino e a gestão dela precisa ser compartilhada com a família. Então, esta pesquisa de revisão bibliográfica e explicativa objetiva investigar como a família interfere no comportamento discente. A literatura aponta que é atribuição da família educar os filhos para que estes possam exercer o dever de respeitar os direitos dos outros, competindo a este grupo a educação ética e crítica, que conduza à maturidade, por meio do exemplo dos pais, assim como o acompanhamento da vida acadêmica dos filhos no ambiente escolar e do uso de mídias que promovam a agressividade. Ainda se destaca que, mesmo que alguns pais não se consideram capazes de poder exercer influência sobre os filhos, a família representa para os jovens um ponto de referência e que o diálogo é ferramenta basal para que as relações possam ser significativas no seio desta entidade e a qualidade dos relacionamentos conjugais exerce influência sobre o comportamento dos filhos e o uso da autoridade, desde que se haja com justiça e respeito, é necessário para que os adolescentes atuem de modo a não favorecer riscos à saúde. Este trabalho aponta para a possibilidade de investigar de que modo as instituições de ensino envolvem a família como corresponsável na administração do comportamento dos filhos/discentes no ambiente da escola, além do mais sugere-se que resultados desta pesquisam sejam partilhados com os familiares de discentes jovens, de modo a torná-los conscientes sobre o poder e responsabilidade que detém sobre o processo educativo da prole e estimulá-los a exercerem influência significativa para um desempenho favorável dos filhos, não só a nível de conteúdo, mas também nas reações sociais, já que estes interferem na qualidade do processo de ensino-aprendizagem.