O JOGO DA ONÇA: CENÁRIO DE UM ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO DE COMPARAÇÃO E ADIÇÃO ALGÉBRICA DE NÚMEROS INTEIROS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21617 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2404 "inscrito_id" => 11474 "titulo" => "O JOGO DA ONÇA: CENÁRIO DE UM ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO DE COMPARAÇÃO E ADIÇÃO ALGÉBRICA DE NÚMEROS INTEIROS" "resumo" => "Resumo: Diante das dificuldades dos alunos do Nono Ano em Comparação e Adição Algébrica de Números Inteiros, propomos uma sequência didática norteada pelos conhecimentos prévios, interação com um jogo – O jogo da Onça- e mediação docente, com vistas a proporcionar a Aprendizagem Significativa desses conteúdos numa perspectiva Ausubeliana. Nesse sentido, este texto objetiva analisar as características dessa sequência que a aproxima de um Ensino Potencialmente Significativo, capaz de promover tal aprendizagem. Sua estrutura teórica se baseia em autores que compreendem os jogos como cenários proporcionadores de motivação e participação, que conceituam aprendizagem significativa e que retomam esses conceitos de forma pedagógica, facilitando assim seu entendimento. A sequência didática teve como eixo três momentos pedagógicos: o da construção do jogo, o da ação de jogar propriamente dita e o da mediação docente. Esses momentos foram antecedidos, intercalados ou sucedidos por quatro testes, que diagnosticaram as dificuldades e os conhecimentos preexistentes nos alunos, bem como possibilitaram mostrar a evolução do rendimento da turma de acordo com cada um deles." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO, COMPARAÇÃO, ADIÇÃO ALGÉBRICA, NÚMEROS INTEIROS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID11474_16082016211150.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO MÁRIO LUCAS" "autor_nome_curto" => "LEANDRO LUCAS" "autor_email" => "leandrosl_pb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21617 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2404 "inscrito_id" => 11474 "titulo" => "O JOGO DA ONÇA: CENÁRIO DE UM ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO DE COMPARAÇÃO E ADIÇÃO ALGÉBRICA DE NÚMEROS INTEIROS" "resumo" => "Resumo: Diante das dificuldades dos alunos do Nono Ano em Comparação e Adição Algébrica de Números Inteiros, propomos uma sequência didática norteada pelos conhecimentos prévios, interação com um jogo – O jogo da Onça- e mediação docente, com vistas a proporcionar a Aprendizagem Significativa desses conteúdos numa perspectiva Ausubeliana. Nesse sentido, este texto objetiva analisar as características dessa sequência que a aproxima de um Ensino Potencialmente Significativo, capaz de promover tal aprendizagem. Sua estrutura teórica se baseia em autores que compreendem os jogos como cenários proporcionadores de motivação e participação, que conceituam aprendizagem significativa e que retomam esses conceitos de forma pedagógica, facilitando assim seu entendimento. A sequência didática teve como eixo três momentos pedagógicos: o da construção do jogo, o da ação de jogar propriamente dita e o da mediação docente. Esses momentos foram antecedidos, intercalados ou sucedidos por quatro testes, que diagnosticaram as dificuldades e os conhecimentos preexistentes nos alunos, bem como possibilitaram mostrar a evolução do rendimento da turma de acordo com cada um deles." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO, COMPARAÇÃO, ADIÇÃO ALGÉBRICA, NÚMEROS INTEIROS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID11474_16082016211150.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO MÁRIO LUCAS" "autor_nome_curto" => "LEANDRO LUCAS" "autor_email" => "leandrosl_pb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }