FERNANDES, Camila et al.. Literatura e arte: uma relação significativa. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21362>. Acesso em: 25/11/2024 03:23
Neste projeto, iremos esboçar um trabalho da disciplina de Língua Portuguesa realizado em uma turma de 9° ano. Trabalho esse que envolvia um estudo interdisciplinar entre Literatura e Artes. Os alunos deveriam ler “Nariz de Vidro” de Mario Quintana, pois a escola preza pelo ensino de Literatura na disciplina de Língua Portuguesa e não somente o ensino de tradição gramatical. E na disciplina de Artes, os alunos estudavam sobre as Artes Visuais. Nosso objetivo principal foi relacionar as disciplinas tornando-as mais significativas para o alunado e inserindo à suas realidades. Dessa maneira, pedimos para que os alunos lessem o paradidático solicitado, sendo discutido posteriormente, organizamos os mesmos em grupos e sorteamos temas para cada um deles. Em seguida, solicitamos que os mesmos fotografassem algo que representasse a temática que foi sorteada, pois umas das práticas estudadas na disciplina de Artes era sobre o uso da fotografia. Após fotografar, os alunos deveriam postar no Instagram a imagem, selecionar um poema que aquela imagem melhor servisse de ilustração e colocasse uma “hashtag” para que o professor pudesse filtrar as mesmas. Posteriormente, as imagens foram expostas em sala, e os alunos fizeram a relação entre poema, fotografia e o tema. Utilizamos como método de análise literária o Método Científico, defendido por Sara Regina Scotta Cabral. Além de utilizarmos como embasamento teórico de Rildo Cosson que existe um espaço do texto, do contexto e do intertexto. E entendemos a noção de intertextualidade de acordo com Heloisa Luck.