Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ÂMBITO DA GESTÃO COMO ELEMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE-GESTOR.

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE-GESTOR, GESTÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21594 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3454 "inscrito_id" => 4815 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ÂMBITO DA GESTÃO COMO ELEMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE-GESTOR." "resumo" => "O presente relato de experiência emerge de discussões na disciplina de “estágio supervisionado III”, no curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco -Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA) cuja enfase é a gestão escolar. Objetivamos nos aproximar das práticas gestoras em nosso contexto regional, compreendendo a gestão como elemento da formação docente. O percurso metodológico delineou-se a partir da aproximação com o campo de estágio e o mapeamento de possíveis áreas para o desenvolvimento do projeto de intervenção, posteriormente relatamos e analisamos os saberes-fazeres construídos nessa experiência. Assim, foi possível observar que o contextos e as demandas das práticas gestoras nos levaram a analisar “a gestão por resultado na Educação Integral”, “a gestão democrática nas práticas escolares” e por fim “a gestão na formação do pedagogo docente-gestor. Nossas conclusões caminham no sentido de ressaltar a importância da investigação do modelo de gestão educacional que vem sendo empregado nas escolas mediante a consolidação de ideologias neoliberais na educação que tem incidência direta na nossa profissionalização.O presente relato de experiência emerge de discussões na disciplina de “estágio supervisionado III”, no curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE-GESTOR, GESTÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID4815_19082016124757.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRTHIS YAMMILIT DA CONCEIÇÃO ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MIRTHIS YAMMILIT" "autor_email" => "mirthisyammilit@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE-CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21594 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3454 "inscrito_id" => 4815 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ÂMBITO DA GESTÃO COMO ELEMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE-GESTOR." "resumo" => "O presente relato de experiência emerge de discussões na disciplina de “estágio supervisionado III”, no curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco -Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA) cuja enfase é a gestão escolar. Objetivamos nos aproximar das práticas gestoras em nosso contexto regional, compreendendo a gestão como elemento da formação docente. O percurso metodológico delineou-se a partir da aproximação com o campo de estágio e o mapeamento de possíveis áreas para o desenvolvimento do projeto de intervenção, posteriormente relatamos e analisamos os saberes-fazeres construídos nessa experiência. Assim, foi possível observar que o contextos e as demandas das práticas gestoras nos levaram a analisar “a gestão por resultado na Educação Integral”, “a gestão democrática nas práticas escolares” e por fim “a gestão na formação do pedagogo docente-gestor. Nossas conclusões caminham no sentido de ressaltar a importância da investigação do modelo de gestão educacional que vem sendo empregado nas escolas mediante a consolidação de ideologias neoliberais na educação que tem incidência direta na nossa profissionalização.O presente relato de experiência emerge de discussões na disciplina de “estágio supervisionado III”, no curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE-GESTOR, GESTÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID4815_19082016124757.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRTHIS YAMMILIT DA CONCEIÇÃO ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MIRTHIS YAMMILIT" "autor_email" => "mirthisyammilit@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE-CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente relato de experiência emerge de discussões na disciplina de “estágio supervisionado III”, no curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco -Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA) cuja enfase é a gestão escolar. Objetivamos nos aproximar das práticas gestoras em nosso contexto regional, compreendendo a gestão como elemento da formação docente. O percurso metodológico delineou-se a partir da aproximação com o campo de estágio e o mapeamento de possíveis áreas para o desenvolvimento do projeto de intervenção, posteriormente relatamos e analisamos os saberes-fazeres construídos nessa experiência. Assim, foi possível observar que o contextos e as demandas das práticas gestoras nos levaram a analisar “a gestão por resultado na Educação Integral”, “a gestão democrática nas práticas escolares” e por fim “a gestão na formação do pedagogo docente-gestor. Nossas conclusões caminham no sentido de ressaltar a importância da investigação do modelo de gestão educacional que vem sendo empregado nas escolas mediante a consolidação de ideologias neoliberais na educação que tem incidência direta na nossa profissionalização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.