Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA ANALISE DA INTERAÇÃO ENTRE ESTUDANTES E PROFESSORES NOS JOGOS ESTUDANTIS - IFMT – JACIARA-MT

Palavra-chaves: JOGOS ESTUDANTIS, INTERAÇÃO, LICENCIATURA Pôster (PO) Ensino de Ciências
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O objetivo desse trabalho foi relatar através da vivência dos autores aqui citados, o grau de interação entre os estudantes que participaram dos jogos estudantis dos discentes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, ou seja, verificar se existiu a oportunidade de cooperar, pensar, sentir, adquirir competência, confiança e promover a comunicação social entre a comunidade escolar. Onde, o Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Campus São Vicente, Centro de Referência de Jaciara, realizou sua primeira olimpíadas em 2013, intitulado Jogos Estudantis Integrador com a finalidade de lazer e interação dos discentes. Os métodos utilizados para o desenvolvimento do trabalho foi à observação e vivencia dos autores em todas as estapas dos jogos, onde: o primeiro momento aconteceu no dia 08 de Agosto, tendo a classificação por meio de jogo eliminatório, ou seja, quem vencia se classificava até chegar à final, logo, quem não ganhava era desclassificado. E no segundo momento, que foi no dia 09 de Agosto, consequentemente jogaram os times que foram classificados e os vencedores ganhavam troféus e medalhas. Nós conseguimos interagir e tratamos tanto os colegas de diferentes semestres, como professores como amigos e conhecemos realmente a realidade de cada um. Com a experiência vivenciada conseguimos a compreensão do real significado do trabalho em equipe, ou seja, aconteceu uma permanente reflexão sobre as práticas dos jogos acontecendo à interação. As atuações de ambos propiciaram um maior espaço para um avanço educacional em relação às informações sobre cooperação, confiança e comunicação social. Em outras palavras, os jogos ajudaram no próprio desenvolvimento de preparação de uma identidade por parte dos discentes. Além disso, os estudantes aprenderam através do trabalho em grupo e se relacionar com pessoas diferentes no ambiente da diversidade. Nessas circunstâncias, percebemos algumas dificuldades, uma delas é que as pessoas têm dificuldade de se comunicar com as demais turmas ou até mesmo com professores. E os jogos estudantis foi uma oportunidade para fazer amizade, conhecer o próximo e ajudar nas dificuldades. Assim, teve inclusão social que é um fator importante onde todos interagirão e trocaram saberes, ou seja, estavam colaborando uns com outros.

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