Umas das grandes dificuldades encontradas pelos professores de Ciências e/ou Biologia são na maioria das vezes é o modo de apresentar os conteúdos nas aulas, uma vez que o ensino de ciência traz em seus conteúdos conceitos que são de difícil compreensão pelos alunos. O uso de modelos didáticos são ferramentas que o professor pode utilizar para expor uma determinada estrutura ou eventos biológicos, favorecendo o entendimento de fenômenos complexos e abstratos, tornando, assim, o aprendizado mais concreto. A visualização de uma estrutura em três dimensões pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis de ensino. Considerando que as escolas de rede pública, em sua maioria, não dispõem de microscópico e outros equipamentos que tomem o estudo de ciências mais compreensível. Dessa forma objetivou-se avaliar a aprendizagem com o uso de maquetes de célula animal e vegetal, entre alunos do 7º e 8º ano de uma Escola Estadual do Município de Areia/PB. As turmas foram divididas em dois grupos, nas quais uma das turmas recebeu aulas ministradas com o uso das maquetes de célula animal e vegetal e a outra turma não, no intuito de avaliar a eficácia desse material como ferramenta pedagógica. Verificou-se que as turmas que usaram as maquetes tiveram um maior desempenho em relação à turma que não usou. Contudo pôde-se considerar que alguns elementos como o uso de materiais pedagógicos são importantes recursos que viabilizam o aprendizado de forma diferenciada e eficiente, proporcionando aos alunos aulas mais dinâmicas, que os ajude compreender melhor os conteúdos.