Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de iniciação científica e objetivou conhecer os saberes da práxis que professores iniciantes construíram/adquiriram para desempenhar a função didático-pedagógica escolar na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). Trata-se de uma abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo estudo de caso. A metodologia utilizada consistiu em estudos bibliográficos sobre o referido tema e os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada, realizada com cinco professores, dos municípios de Arara, Borborema e Serraria, situados no brejo paraibano. Os depoimentos obtidos e, em seguida transcritos no formato de texto, foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo. O resultado das análises nos levou a questionarmos sobre a fragilidade na formação continuada dos educadores para atuar nessa modalidade. Também nos foi possível constar que os educadores da EJA buscam aperfeiçoar suas práticas pedagógicas para fomentar a aprendizagem significativa dos seus educandos. Por fim, nas análises das entrevistas compreendemos a problemática desta pesquisa e a necessidade de se estudar mais essa área tão pouco debatida nos cursos de formação docente. Portanto, o texto traz essa reflexão de maneira que possamos analisar as dificuldades que os docentes têm na falta de uma formação continuada de organizar seu fazer pedagógico, para atender as necessidades desse alunado e a forma que busca essas mudanças individuais no seu próprio espaço de trabalho.