Nosso trabalho prima pelo conhecimento de como se tem dado o ensino de atomística na disciplina de Química na realidade do Ensino Médio da educação Pública do Estado do Ceará, visando conhecer as concepções alternativas que estes alunos estão chegando ao mesmo, verificar como este conteúdo se deu no Ensino Fundamental e propor soluções para a mudança conceitual. Será apresentada uma proposta de metodologia para o ensino dos modelos atômicos, da atomística, utilizando tecnologias educacionais e práticas experimentais contextualizadas com o cotidiano deles, visando à interação entre o entendimento dos fenômenos micro e macroscópicos, proporcionando uma mudança conceitual. O estudo aconteceu em uma escola estadual de ensino profissional na cidade de Sobral – CE, e contou com a participação de 45 alunos oriundos de escolas públicas e privadas, e estes representaram através de desenhos suas concepções a respeito do assunto mencionado – atomística. Concluímos que para um melhor aproveitamento dos conteúdos por parte dos alunos, se faz necessário que se contextualize mais tais assuntos ainda no Ensino Fundamental, para que sua capacidade cognitiva se desenvolva e ele chegue ao Ensino Médio com conceitos científicos mais aprimorados.