DESAFIOS DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20642 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2027 "inscrito_id" => 6928 "titulo" => "DESAFIOS DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Entender currículo é acima de tudo compreender como a sociedade o representa, seja a partir de uma construção isolada ou coletiva como, em tese, deveria ser, pois o currículo pronto impede a construção do mesmo. Sendo assim, ao se pensar em currículo para o ensino de ciências, não tem como desvinculá-lo da formação do professor, pois é durante esta etapa que o professor se apropriará de elementos teórico-prático que o auxiliará, não somente, a entender currículo como a construí-lo. A ideia de um currículo pronto concebe a escola enquanto fábrica, banco e mercadoria e estes são pensamentos incompatíveis com um ensino de ciências voltado para a formação de um espírito crítico, uma vez que o currículo pode mostrar desde cedo para as crianças que elas podem e devem ser questionadoras de sua própria realidade. Para a construção deste artigo utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica com autores que discutem a temática do currículo, do ensino de ciências e da formação de professores e nos trazem caminhos que poderemos seguir ao longo desta jornada com o objetivo de alcançarmos um conhecimento significativo para o ensino de ciências na formação inicial dos professores conseguindo, assim, que desde a mais tenra idade os estudantes tornem-se seres pensantes, críticos e que participam ativamente da busca e compreensão dos conhecimentos, mas isto dependerá de conseguirmos formar profissionais críticos e conscientes de seu papel como educadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID6928_15082016185603.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍNTIA CAVALCANTE RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "CÍNTIA CAVALCAN" "autor_email" => "cintiafmf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20642 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2027 "inscrito_id" => 6928 "titulo" => "DESAFIOS DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Entender currículo é acima de tudo compreender como a sociedade o representa, seja a partir de uma construção isolada ou coletiva como, em tese, deveria ser, pois o currículo pronto impede a construção do mesmo. Sendo assim, ao se pensar em currículo para o ensino de ciências, não tem como desvinculá-lo da formação do professor, pois é durante esta etapa que o professor se apropriará de elementos teórico-prático que o auxiliará, não somente, a entender currículo como a construí-lo. A ideia de um currículo pronto concebe a escola enquanto fábrica, banco e mercadoria e estes são pensamentos incompatíveis com um ensino de ciências voltado para a formação de um espírito crítico, uma vez que o currículo pode mostrar desde cedo para as crianças que elas podem e devem ser questionadoras de sua própria realidade. Para a construção deste artigo utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica com autores que discutem a temática do currículo, do ensino de ciências e da formação de professores e nos trazem caminhos que poderemos seguir ao longo desta jornada com o objetivo de alcançarmos um conhecimento significativo para o ensino de ciências na formação inicial dos professores conseguindo, assim, que desde a mais tenra idade os estudantes tornem-se seres pensantes, críticos e que participam ativamente da busca e compreensão dos conhecimentos, mas isto dependerá de conseguirmos formar profissionais críticos e conscientes de seu papel como educadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID6928_15082016185603.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍNTIA CAVALCANTE RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "CÍNTIA CAVALCAN" "autor_email" => "cintiafmf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }