A sociedade exige cada vez mais o uso do computados nos mais diversos setores e na educação não é diferente. O computador pode ser um grande aliado no ensino, visto que uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem se mostrado eficiente na compreensão de conceitos abstratos e no despertar do interesse dos alunos mais jovens pelas ciências. Entretanto, o uso de TIC no ensino requer a capacitação do professor para este estar apto a utilizar essas ferramentas em sala de aula, visto a necessidade deste ter conhecimentos e habilidade necessários para operar softwares e equipamentos. Este trabalho apresenta o processo de inserção de softwares educacionais para o ensino de química na disciplina de Informática Aplicada ao Ensino de Química (IAEQ) do curso de Licenciatura em Química do IFCE – Campus Iguatu, que resultou na organização de uma lista de softwares gratuitos aptos a serem aplicados no conteúdo programático da disciplina de Química do 1º ano do Ensino Médio, numa aula para apresentação dos softwares para os alunos da IEAQ, e que graças à boa avaliação destes participantes, aulas de implantação e utilização dos software selecionados e outros irão compor em definitivo a carga horária da disciplina.