Esta pesquisa buscou identificar as concepções de professores de Biologia e Ciências do Ensino Básico da grande Natal/RN sobre o que são Textos de Divulgação Científica (TDCs), visto que são apontados em estudos recentes na área de Ensino de Ciências como um recurso didático importante por trazerem para a sala temas ligados à ciência e à tecnologia, em uma linguagem mais acessível ao público leigo. Os dados foram coletados a partir de um questionário semiestruturado, e analisados de acordo com a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado (Moreira, et. al., 2005), numa abordagem qualitativa de análise de conteúdo. Os resultados mostram que os professores, apesar de afirmarem conhecer e ler frequentemente textos de divulgação científica, a maioria os confunde com os artigos científicos ou uma simplificação destes. Também foi observada a necessidade de formação de professores quanto à aplicação da divulgação científica no meio escolar, e especificamente ao uso de textos de divulgação científica para fins didáticos.
Palavras-chaves: Ensino de Ciências, Textos de divulgação científica, Concepções de Professores.