Este trabalho faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e seu estudo foi desenvolvido para analisar a eficiência do ensino através do lúdico na aprendizagem de divisão celular, assim, o uso da modelagem permite a participação ativa dos alunos, tornando o ensino mais dinâmico, e estando em interação com o que as diretrizes atuais de ensino de ciências exigem, podendo considerar-se primordial para uma aprendizagem efetiva, também teve o interesse avaliar a compreensão dos alunos sobre citologia, e comparar o processo de aprendizagem de cada estudante através de questionários aplicados. A realização deste deu-se com uma turma do 3° ano de uma escola pública do município de Campina Grande- PB. A execução dessa pesquisa acadêmica foi realizada em algumas etapas: primeiramente foi aplicado um questionário pré-diagnóstico que continha 9 (nove) questões com o objetivo de verificar o conhecimento prévio dos alunos e suas dificuldades sobre o tema divisão celular; na segunda etapa fez-se uma intervenção com a apresentação da temática através de um minicurso com o auxilio de recursos e finalizado com uma atividade para fixação do conteúdo, nesta atividade cada aluno elaborou um esquema de cada fase, de cada processo de divisão (mitose e meiose); em um terceiro momento iniciamos a oficina com a produção de protótipos com massa de modelar para reproduzir as fases dos processos de mitose e meiose; após a oficina de produção, foi aplicado um questionário pós-diagnóstico, para então averiguar a possível evolução no processo de ensino-aprendizagem. Concluímos que a utilização do lúdico foi bastante importante no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, pois estes conseguiram uma melhor compreensão dessa temática tão abstrata que é os processos de divisão celular.