Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO TÉCNICO DA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE URUTAÍ-GO

Palavra-chaves: TDAH, INCLUSÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO, ENSINO MÉDIO Pôster (PO) Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20666
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2106
    "inscrito_id" => 5591
    "titulo" => "DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO TÉCNICO DA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE URUTAÍ-GO"
    "resumo" => "Objetivo:Investigar  as dificuldades de aprendizagem de uma aluna com laudo médico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) no ensino médio integrado ao técnico da instituição federal de Urutaí –GO,e analisar  a metodologia e didática da escola quanto a intervenção correta,proporcionando aos professores métodos e estratégias adequadas para a eficiência do ensino aprendizagem e inclusão destes alunos. Método:Foram utilizadas para o diagnóstico psicopedagógico as Provas Operatórias Piagetianas (conservação de volume; conservação de massa; conservação de comprimento; inclusão de classes. As Provas Pedagógicas (acompanhamento da prova de português; Leitura; Produção Textual; Matemática). As Técnicas Projetivas (EOCA),e Técnicas de Intervenção Psicopedagógicas (Técnica do "Eu" Ideal e Real).Resultados: mostraram que a aluna possui problemas na organização de atividades e dificuldades na execução das mesmas, ansiedade e inquietude antes da realização de provas, que são características mais comuns do TDAH, e em alguns testes ficou clara a sua dificuldade de assimilação, e o seu rendimento é abaixo da média da sua turma. Conclusão: conclui-se que com as políticas de inclusão da instituição que estão sendo implantadas, através do NAPNE (Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) e NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico), e com o apoio da família, o rendimento da aluna pode obter ganhos e essa parceria será valiosa e de sucesso."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "TDAH, INCLUSÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA14_ID5591_15082016205842.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILENE APARECIDA SANTANA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARILENE "
    "autor_email" => "marilenesantanaifg@hotmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL GOIANO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20666
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2106
    "inscrito_id" => 5591
    "titulo" => "DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO TÉCNICO DA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE URUTAÍ-GO"
    "resumo" => "Objetivo:Investigar  as dificuldades de aprendizagem de uma aluna com laudo médico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) no ensino médio integrado ao técnico da instituição federal de Urutaí –GO,e analisar  a metodologia e didática da escola quanto a intervenção correta,proporcionando aos professores métodos e estratégias adequadas para a eficiência do ensino aprendizagem e inclusão destes alunos. Método:Foram utilizadas para o diagnóstico psicopedagógico as Provas Operatórias Piagetianas (conservação de volume; conservação de massa; conservação de comprimento; inclusão de classes. As Provas Pedagógicas (acompanhamento da prova de português; Leitura; Produção Textual; Matemática). As Técnicas Projetivas (EOCA),e Técnicas de Intervenção Psicopedagógicas (Técnica do "Eu" Ideal e Real).Resultados: mostraram que a aluna possui problemas na organização de atividades e dificuldades na execução das mesmas, ansiedade e inquietude antes da realização de provas, que são características mais comuns do TDAH, e em alguns testes ficou clara a sua dificuldade de assimilação, e o seu rendimento é abaixo da média da sua turma. Conclusão: conclui-se que com as políticas de inclusão da instituição que estão sendo implantadas, através do NAPNE (Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) e NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico), e com o apoio da família, o rendimento da aluna pode obter ganhos e essa parceria será valiosa e de sucesso."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "TDAH, INCLUSÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA14_ID5591_15082016205842.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILENE APARECIDA SANTANA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARILENE "
    "autor_email" => "marilenesantanaifg@hotmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL GOIANO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Objetivo:Investigar as dificuldades de aprendizagem de uma aluna com laudo médico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) no ensino médio integrado ao técnico da instituição federal de Urutaí –GO,e analisar a metodologia e didática da escola quanto a intervenção correta,proporcionando aos professores métodos e estratégias adequadas para a eficiência do ensino aprendizagem e inclusão destes alunos. Método:Foram utilizadas para o diagnóstico psicopedagógico as Provas Operatórias Piagetianas (conservação de volume; conservação de massa; conservação de comprimento; inclusão de classes. As Provas Pedagógicas (acompanhamento da prova de português; Leitura; Produção Textual; Matemática). As Técnicas Projetivas (EOCA),e Técnicas de Intervenção Psicopedagógicas (Técnica do "Eu" Ideal e Real).Resultados: mostraram que a aluna possui problemas na organização de atividades e dificuldades na execução das mesmas, ansiedade e inquietude antes da realização de provas, que são características mais comuns do TDAH, e em alguns testes ficou clara a sua dificuldade de assimilação, e o seu rendimento é abaixo da média da sua turma. Conclusão: conclui-se que com as políticas de inclusão da instituição que estão sendo implantadas, através do NAPNE (Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) e NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico), e com o apoio da família, o rendimento da aluna pode obter ganhos e essa parceria será valiosa e de sucesso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.