EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES, DESAFIOS E APONTAMENTOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20827 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2506 "inscrito_id" => 361 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES, DESAFIOS E APONTAMENTOS" "resumo" => "O objetivo deste trabalho consiste em fazer algumas reflexões acerca da trajetória dos Direitos Humanos e de modo particular, os aspectos voltados para a educação, pelo qual fizemos uso de uma pesquisa de cunho bibliográfico acerca do tema, a fim de se adquirir conhecimento mais aprofundado em meio aos estudos que versam sobre a questão dos Direitos Humanos em educação. Desta maneira, contextualizamos como a questão dos Direitos Humanos surgiu no cenário internacional e como o Brasil pode ser incluído neste assunto. Buscamos refletir como a noção de educação em Direitos Humanos foi trabalhada por diferentes autores e como eles sugerem uma reconceitualização do termo em questão. A discussão é pautada no diálogo entre documentos oficiais e nos estudos mais recentes acerca dos Direitos Humanos. É nessa lógica entre igualdade e diferença, superar as desigualdades e, ao mesmo tempo, valorizar a diversidade, promover o reconhecimento e redistribuição que hoje está ancorada a problemática dos Direitos Humanos. Consideramos que este desafio ultrapassa as questões vinculadas ao direito a educação e a educação em Direitos Humanos hoje, assim como as suas inter-relações. Desta maneira, consideramos que a educação vai além da soma de conteúdo ou o uso de bons equipamentos, importantes para auxiliar no processo educativo, é sobretudo, a construção de espaços e tempos que possibilitem a interação, o reconhecimento e a humanização. Portanto, a educação que não humaniza, que não se abre a relação com os Direitos Humanos é tudo, menos educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, CIDADANIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID361_17082016083654.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ROBERTO DINIZ" "autor_email" => "robertodinizaeemd@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20827 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2506 "inscrito_id" => 361 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES, DESAFIOS E APONTAMENTOS" "resumo" => "O objetivo deste trabalho consiste em fazer algumas reflexões acerca da trajetória dos Direitos Humanos e de modo particular, os aspectos voltados para a educação, pelo qual fizemos uso de uma pesquisa de cunho bibliográfico acerca do tema, a fim de se adquirir conhecimento mais aprofundado em meio aos estudos que versam sobre a questão dos Direitos Humanos em educação. Desta maneira, contextualizamos como a questão dos Direitos Humanos surgiu no cenário internacional e como o Brasil pode ser incluído neste assunto. Buscamos refletir como a noção de educação em Direitos Humanos foi trabalhada por diferentes autores e como eles sugerem uma reconceitualização do termo em questão. A discussão é pautada no diálogo entre documentos oficiais e nos estudos mais recentes acerca dos Direitos Humanos. É nessa lógica entre igualdade e diferença, superar as desigualdades e, ao mesmo tempo, valorizar a diversidade, promover o reconhecimento e redistribuição que hoje está ancorada a problemática dos Direitos Humanos. Consideramos que este desafio ultrapassa as questões vinculadas ao direito a educação e a educação em Direitos Humanos hoje, assim como as suas inter-relações. Desta maneira, consideramos que a educação vai além da soma de conteúdo ou o uso de bons equipamentos, importantes para auxiliar no processo educativo, é sobretudo, a construção de espaços e tempos que possibilitem a interação, o reconhecimento e a humanização. Portanto, a educação que não humaniza, que não se abre a relação com os Direitos Humanos é tudo, menos educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, CIDADANIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID361_17082016083654.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ROBERTO DINIZ" "autor_email" => "robertodinizaeemd@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }