O artigo ora apresentado trata-se de uma etapa de nossa pesquisa de mestrado, ainda em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem como objetivo discutir o contexto histórico e a influência deste na elaboração do primeiro Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN), elaborado no cenário da redemocratização do Brasil e implementado a partir de 1995. O estudo configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, de base bibliográfica, documental e de campo, em que faremos uso de revisão de literatura, documentos produzidos pela instituição à época, bem como a realização de entrevistas abertas com gestores e professores envolvidos no processo de elaboração da proposta pedagógica. Os resultados da pesquisa, ainda em fase inicial, nos indica que houve de fato um investimento por parte da ETFRN em estabelecer, no seu primeiro PPP, uma intenção de construção coletiva, ao mesmo tempo que sensibilizava a comunidade escolar no sentido de estabelecer nesse instrumento um norteamento para uma formação na perspectiva da omnilateralidade. Ou seja, uma formação que tem como princípio o indivídou em sua integralidade física, mental, cultural, política e científico-tecnológica, capaz de oferecer as condições para que este pudesse realizar uma análise crítica do mundo a sua volta. Entretanto, mesmo sendo considerado um avanço, a construção do PPP de 1995 não foi capaz de romper com a concepção de formação polivalente demandada pelo mercado de trabalho para atender suas necessidades.