Este trabalho se refere à pesquisa inicial de Mestrado em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão/PR. Aborda as relações entre a formação de professores e a educação sexual, tema que permeia as atividades em todos os campos de atuação do/a pedagogo/a na instituição escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de revisão bibliográfica e análise documental do currículo do curso de graduação em Pedagogia, nas universidades públicas do Paraná, acerca da sexualidade e Educação Sexual. Parte de uma leitura marxista de cunho crítico - dialético no sentido de verificar a presença de disciplinas relacionadas à sexualidade e a Educação Sexual no currículo das universidades a serem pesquisadas, e qual a relevância e limites que se apresentam como componentes curriculares na formação do/a pedagogo/a, especialmete no que diz respeito ao exercício de docência. A formação do profissional pedagogo/a requer uma estrutura organizacional adequada para a função docente, com objetivos e competências específicas, uma vez que, na elaboração do projeto político pedagógico do curso, a tendência é projetar um perfil profissional que manifeste concepções de homem, sociedade, educação, formação bem como um conjunto de conhecimentos relativos ao fenômeno educativo. Assim, a pesquisa pretende identificar se a presença ou ausência da sexualidade e Educação Sexual nas disciplinas contribuem para a prática pedagógica e para o exercício da docência do/a pedagogo/a. Oportunizar o resgate da sexualidade como uma marca humana, na perspectiva de emancipação humana, contribuindo para a constituição da personalidade de todos os sujeitos envolvidos.