EDUCAÇÃO SEXUAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DO CURRÍCULO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO PARANÁ
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20881 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1673 "inscrito_id" => 4611 "titulo" => "EDUCAÇÃO SEXUAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DO CURRÍCULO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO PARANÁ" "resumo" => "Este trabalho se refere à pesquisa inicial de Mestrado em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão/PR. Aborda as relações entre a formação de professores e a educação sexual, tema que permeia as atividades em todos os campos de atuação do/a pedagogo/a na instituição escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de revisão bibliográfica e análise documental do currículo do curso de graduação em Pedagogia, nas universidades públicas do Paraná, acerca da sexualidade e Educação Sexual. Parte de uma leitura marxista de cunho crítico - dialético no sentido de verificar a presença de disciplinas relacionadas à sexualidade e a Educação Sexual no currículo das universidades a serem pesquisadas, e qual a relevância e limites que se apresentam como componentes curriculares na formação do/a pedagogo/a, especialmete no que diz respeito ao exercício de docência. A formação do profissional pedagogo/a requer uma estrutura organizacional adequada para a função docente, com objetivos e competências específicas, uma vez que, na elaboração do projeto político pedagógico do curso, a tendência é projetar um perfil profissional que manifeste concepções de homem, sociedade, educação, formação bem como um conjunto de conhecimentos relativos ao fenômeno educativo. Assim, a pesquisa pretende identificar se a presença ou ausência da sexualidade e Educação Sexual nas disciplinas contribuem para a prática pedagógica e para o exercício da docência do/a pedagogo/a. Oportunizar o resgate da sexualidade como uma marca humana, na perspectiva de emancipação humana, contribuindo para a constituição da personalidade de todos os sujeitos envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SEXUAL, CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURSOS DE PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID4611_15082016122710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELE LORENZI" "autor_nome_curto" => "FRAN LORENZI" "autor_email" => "fran.lorenzi30@gmail.com" "autor_ies" => "UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20881 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1673 "inscrito_id" => 4611 "titulo" => "EDUCAÇÃO SEXUAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DO CURRÍCULO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO PARANÁ" "resumo" => "Este trabalho se refere à pesquisa inicial de Mestrado em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão/PR. Aborda as relações entre a formação de professores e a educação sexual, tema que permeia as atividades em todos os campos de atuação do/a pedagogo/a na instituição escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de revisão bibliográfica e análise documental do currículo do curso de graduação em Pedagogia, nas universidades públicas do Paraná, acerca da sexualidade e Educação Sexual. Parte de uma leitura marxista de cunho crítico - dialético no sentido de verificar a presença de disciplinas relacionadas à sexualidade e a Educação Sexual no currículo das universidades a serem pesquisadas, e qual a relevância e limites que se apresentam como componentes curriculares na formação do/a pedagogo/a, especialmete no que diz respeito ao exercício de docência. A formação do profissional pedagogo/a requer uma estrutura organizacional adequada para a função docente, com objetivos e competências específicas, uma vez que, na elaboração do projeto político pedagógico do curso, a tendência é projetar um perfil profissional que manifeste concepções de homem, sociedade, educação, formação bem como um conjunto de conhecimentos relativos ao fenômeno educativo. Assim, a pesquisa pretende identificar se a presença ou ausência da sexualidade e Educação Sexual nas disciplinas contribuem para a prática pedagógica e para o exercício da docência do/a pedagogo/a. Oportunizar o resgate da sexualidade como uma marca humana, na perspectiva de emancipação humana, contribuindo para a constituição da personalidade de todos os sujeitos envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SEXUAL, CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURSOS DE PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID4611_15082016122710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELE LORENZI" "autor_nome_curto" => "FRAN LORENZI" "autor_email" => "fran.lorenzi30@gmail.com" "autor_ies" => "UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }