Neste trabalho foram desenvolvidas atividades com alunos de uma escola pública da Cidade de Codó, no estado do Maranhão (MA). Com o intuito de contribuir para que os educandos obtenham conhecimentos mais sistematizados diante das disciplinas que abordam o ensino da história, sem dúvida, a riqueza da diversidade do Brasil está presente do ambiente escolar, nesse sentido entendemos ser por demais profícuo explanar a problemática que os estereótipos raciais têm na configuração do preconceito e da discriminação, e, principalmente, preparar os alunos para o enfrentamento destas desigualdades sociais. Na metodologia utilizada esteve presente o uso de contos clássicos Infanto-Juvenis, além de estratégias lúdicas e recursos áudio visuais. Um dos auges das atividades foi a interação dos alunos com alguns paradidáticos e uma ilustração da “árvore efeméride” fundamentada na cláusula art.11. § 3o da lei nº 12.288. Este trabalho tem como referencial teórico os seguintes autores, entre outros, Luvizotto (2009), Fredrik Barth (1984); Silva (2012), dentro dos limites desse trabalho, utilizamos procedimentos de cunho interventivo e participativo. Serviu-nos ainda de base teórica o 10º volume dos PCN’s, correspondente aos assuntos que tange a pluralidade cultural e a orientação sexual. Após a explanação de toda a atividade trabalhada, foram analisados quanti e qualitativamente a participação dos alunos partícipes.