Este trabalho é produto de análise bibliográfica e compõe a primeira fase da pesquisa intitulada “Representações Sociais, Tecnologias Digitais e o Contemporâneo: investigando a escola”. O projeto tem como objetivo investigar as redes de significação que se configuram mediante as representações sociais (MOSCOVICI, 1978;2003) circulantes no ambiente escolar permeadas pelos usos e conceitos relacionados à tecnologia digital no contexto contemporâneo. A metodologia foi desenvolvida mediante análise bibliográfica de cunho qualitativo. Este estudo desenvolve proposições teórico-reflexivas elaboradas com base no desenvolvimento de mapas conceituais e discussão acerca da temática abordada. Os dados levantados proporcionam o entendimento de que os processos cognitivos dos alunos no contexto do uso das tecnologias abrem espaço para uma dinâmica de interatividade que pode possibilitar um amplo campo de construção de conhecimento. E ainda, podem configurar estratégias que se voltem para a colaboração, para a autonomia e para a autogestão na busca por saberes. A problematização fomentada propõe que há muito a ser refletido sobre o papel das instituições de ensino nos dias atuais diante da realidade virtual que constitui o cotidiano e se faz presente nele. Propõe também reflexão e investigação mais aprofundadas sobre a dualidade interação-colaboração e a dualidade transmissão de informações-comunicação. Questões sobre o processo interativo do indivíduo com as tecnologias digitais e sua relação com a promoção de colaboração efetiva entre os usuários para e na construção de conhecimento crítico apresentam indicadores sobre o percurso investigativo a se percorrer. O acesso às informações e o processo comunicacional de significação em interface com o conhecimento também se configuram como novos pontos de partida para pesquisa, reflexão e análise.