Esse estudo teve como preocupação central conhecer a avaliação que os estudantes do 3° ano do ensino médio da educação básica possuem acerca da educação fornecida pela rede estadual de ensino no estado de Pernambuco quanto à preparação para o mercado de trabalho, especialmente na região do Complexo Industrial de Suape em Pernambuco, Brasil. A investigação contou com a participação de 130 estudantes de duas escolas do município de Ipojuca - onde se localiza o referido Complexo Industrial -, e com 07 autoridades ligadas a educação – e responsáveis pelas políticas públicas nessa região e em todo estado. Foram aplicados um questionário validado junto aos estudantes e uma entrevista semiestruturada com as autoridades (secretários de estado, gerentes regionais) em educação. Obtivemos como resultado que os estudantes acreditam que a escola não os prepara adequadamente para o ingresso e permanência no mercado de trabalho, e que é preciso que haja um investimento maior na qualidade da educação para que essa de fato se torne prioridade em nosso estado e em nosso país. Analisamos ainda que, mesmo com todos os avanços que estão ocorrendo através de programas e leis de incentivo a educação básica e profissional, a sociedade exige cada vez mais investimentos na educação, fazendo com que todos os seus envolvidos, acreditem na educação, tornando-se sujeitos críticos e com oportunidades de ingresso no mercado com as competências que lhe são exigidas para tal fim.