O projeto tem a proposta de pesquisar e estudar questões ligadas ao corpo e a identidade com enfoque no resgate da infância, dentro e fora do contexto escolar, de pessoas transexuais já adultas. Intencionado em investigar e discutir as questões patológicas que sobrecarregam esses indivíduos, que buscam o reconhecimento da transexualidade como forma natural e social, assim como as pessoas heterossexuais e homossexuais. Outras questões que surgem nesse trabalho estão ligadas a relação dessas pessoas trans com a escola, família, religião e a opressão que essas instituições fazem sobre esses indivíduos. Numa reflexão com as leituras de Michel Foucault, Vigiar e Punir, o autor menciona que a própria sociedade se auto vigia e pune uns aos outros na tentativa de fazer com que os sujeitos se adequem aos padrões impostos. Essa reflexão, entre outras teorias e autores, somam na contribuição e andamento do trabalho, explicando a dificuldade da comunidade trans, vista como anormal, de se garantir presente "nos espaços sociais institucionalmente construídos exatamente para legitimar modelos específicos de homem e mulher". A pretensão do projeto é também ser uma ferramenta norteadora para os educadores e demais pesquisadores, colaborando para a inclusão de questões ligadas a gêneros e sexualidade no campo da educação, discutindo uma pedagogia inclusiva e anti binarista.