A educação é o meio pelo qual é possível desenvolver ações que resultem no respeito á diversidade sócio-cultural, resgatando valores essenciais para a vida em sociedade, pois é a partir dela que o ser humano se (re)constrói e evolui. O presente artigo realiza uma análise e discussão acerca da importância em traçar caminhos que possam promover uma relação dialógica entre currículo e práticas pedagógicas na promoção de uma educação baseada na igualdade ético-racial no espaço escolar. Será realizado um breve histórico acerca da trajetória do Ensino da Historia no Educação básica, assim como na busca ao reconhecimento e valorização promovida pelos movimentos negros, que resultaram nas conquistas educacionais. O presente artigo busca estabelecer relações dialéticas entre as mudanças de pensamentos e as práticas docentes nas instituições de ensino frente ao novo paradigma curricular, pautada na cultura antirracista, livre de preconceitos e conceitos estereotipados sobre o povo negro, buscando a formação do educando na sua integralidade como um ser multicultural, pontuando as reais influências do povo africano na constituição da sociedade brasileira, abordando tais questões a partir do prisma da economia, sociedade, participação efetiva na constituição da sociedade brasileira. O trabalho apresentado é resultante de estudos documentais e bibliográficos realizadas como parte do projeto de pesquisa intitulado: Interface entre currículo e prática pedagógica à luz da lei 10.639/03, em processo de investigação e pesquisa, em que visa investigar como está sendo efetivada a implementação da lei 10.639/2003 pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal do Natal/ RN, considerando a interface: concepção de educação para as relações étnico-raciais, currículo e prática pedagógica.