O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a educação no contexto brasileiro com base nos governos contemporâneos, mostrando suas problematizações e os avanços alcançados nessa área, avaliando ainda as medidas desenvolvidas e sua relação com as escolas públicas. Para isso, buscamos fundamentação teórica em autores como: Azevedo (2003), Brandão (1993), Charlot (2006), Gadotti (2000), Teixeira (1967), e outros. A pesquisa utilizada é qualitativa, pois se trata de um contato direto do pesquisador com o seu objeto de estudo. Os sujeitos foram cinco professores da área de Humanas do Centro de Estudos Superiores de Parintins- CESP/UEA, os quais receberam nomes fictícios e nos relataram alguns aspectos da política atual da educação. Conclui-se que houve grandes mudanças em relação à educação e sua qualidade é ainda um desafio a ser enfrentado no país. Outro grande problema é a má distribuição dos recursos entres os níveis de ensino. Neste contexto, pode-se observar que a educação foi se desenvolvendo aos poucos e ainda está caminhando em busca de um futuro melhor para todos.