MULTILETRAMENTO: O USO DA PLATAFORMA PIXTON COMO RECURSO DIDÁTICO NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21435 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1622 "inscrito_id" => 6446 "titulo" => "MULTILETRAMENTO: O USO DA PLATAFORMA PIXTON COMO RECURSO DIDÁTICO NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS" "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar o resultado de ensino de escrita de Língua Portuguesa através do uso da ferramenta digital Pixton para produção de histórias em quadrinhos (HQ), objetivando a prática do Multiletramento. A sala de aula é o ambiente da linha de pesquisa, onde os alunos são os participantes da produção, que ocorrerá mediante as oficinas ministradas por facilitadores, gradativamente. A pesquisa se desenvolveu em forma de Oficinas de Letramentos Multissemióticos (OLM), que ocorreu em sete (07) OLM, desenvolvidas em oito (8) horas/aula. Após o processo de construção, as produções foram recolhidas e, posteriormente, analisadas. Após a análise, identificamos que o desenvolvimento de habilidades e competências, visto que essas que seguem OLM são mais proficientes por abarcarem questões sociais, culturais, políticas e ideológicas. Com isso, destacamos a necessidade de desenvolvimento de pesquisas que visem produções com apoio das ferramentas digitais, pois são capazes de atender os anseios dos envolvidos. Visando a modernidade do ensino, novas propostas de Letramento fazem-se necessárias para a dinamização e multiplicidade da aprendizagem e, com isso, a inserção das novas tecnologias educacionais precisa ser efetivada gradativamente. O efeito multissemiótico, ou seja, de possuir ou desenvolver habilidades de leitura e domínio dos gêneros da mídia, provocou a intensificação vertiginosa e a diversificação da circulação da informação nos meios de comunicação digital, que, por isso mesmo, distanciam-se hoje dos meios impressos. Para isso, a utilização do Pixton como ferramenta de Multiletramento, atrai a atenção dos alunos devido a sua fluidez de montar painéis atrativos e divertidos com falas, pensamentos e representações de sons, auxiliando de forma interdisciplinar na aquisição de saberes. Além disso, desenvolveram habilidades e construíram a criticidade do pensamento, visando à reflexão e o interesse do envolvido, já que o modelo tradicional de ensino - livro didático – não mais cerca seus anseios, visto que o avanço da tecnologia ocorre progressivamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS, LINGUA PORTUGUESA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID6446_15082016113037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REIJANE FILHO DA SILVA MACEDO" "autor_nome_curto" => "REIJANO MACEDO" "autor_email" => "reijano@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21435 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1622 "inscrito_id" => 6446 "titulo" => "MULTILETRAMENTO: O USO DA PLATAFORMA PIXTON COMO RECURSO DIDÁTICO NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS" "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar o resultado de ensino de escrita de Língua Portuguesa através do uso da ferramenta digital Pixton para produção de histórias em quadrinhos (HQ), objetivando a prática do Multiletramento. A sala de aula é o ambiente da linha de pesquisa, onde os alunos são os participantes da produção, que ocorrerá mediante as oficinas ministradas por facilitadores, gradativamente. A pesquisa se desenvolveu em forma de Oficinas de Letramentos Multissemióticos (OLM), que ocorreu em sete (07) OLM, desenvolvidas em oito (8) horas/aula. Após o processo de construção, as produções foram recolhidas e, posteriormente, analisadas. Após a análise, identificamos que o desenvolvimento de habilidades e competências, visto que essas que seguem OLM são mais proficientes por abarcarem questões sociais, culturais, políticas e ideológicas. Com isso, destacamos a necessidade de desenvolvimento de pesquisas que visem produções com apoio das ferramentas digitais, pois são capazes de atender os anseios dos envolvidos. Visando a modernidade do ensino, novas propostas de Letramento fazem-se necessárias para a dinamização e multiplicidade da aprendizagem e, com isso, a inserção das novas tecnologias educacionais precisa ser efetivada gradativamente. O efeito multissemiótico, ou seja, de possuir ou desenvolver habilidades de leitura e domínio dos gêneros da mídia, provocou a intensificação vertiginosa e a diversificação da circulação da informação nos meios de comunicação digital, que, por isso mesmo, distanciam-se hoje dos meios impressos. Para isso, a utilização do Pixton como ferramenta de Multiletramento, atrai a atenção dos alunos devido a sua fluidez de montar painéis atrativos e divertidos com falas, pensamentos e representações de sons, auxiliando de forma interdisciplinar na aquisição de saberes. Além disso, desenvolveram habilidades e construíram a criticidade do pensamento, visando à reflexão e o interesse do envolvido, já que o modelo tradicional de ensino - livro didático – não mais cerca seus anseios, visto que o avanço da tecnologia ocorre progressivamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS, LINGUA PORTUGUESA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID6446_15082016113037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REIJANE FILHO DA SILVA MACEDO" "autor_nome_curto" => "REIJANO MACEDO" "autor_email" => "reijano@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }