Quais são os desafios enfrentados pelos estudantes de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Petrolina? Os mesmos se auto-reconhecem como atuantes da profissão docente? Visando responder a estas perguntas, esse trabalho consiste em relatar os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Petrolina. O instrumento de coleta de dados utilizado era composto por questões sobre o ingresso no curso, a permanência e o incentivo em manter por parte da instituição. O desenvolvimento deste estudo foi considerado relevante visto que, um dos desafios atuais das Instituições de Ensino Superior (IES) é o de manter seus alunos na mesma, sendo assim, o questionário teve como objetivo conhecer parte desses alunos, para que a IES possa buscar meios de dialogar com os discentes sobre esses desafios e o auto-reconhecimento da profissão. O público alvo participante foram 15 estudantes do curso de Licenciatura em Física e os resultados obtidos revelaram ser significativos, pois poderão contribuir para que a IES reflita sobre as suas práticas quanto à formação docente dos futuros professores de Física da Região do Vale do São Francisco, visto que não só aqui, mas no país há uma carência enorme de atuantes nessa área. Então é preciso elaborar medidas para minimizar a evasão e incentivar os alunos a não desistir desta carreira tão importante para a educação em nível nacional.