SANTOS, Isabelle Rocha Dos et al.. Patrimônio cultural e educação patrimonial. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21885>. Acesso em: 22/12/2024 23:33
O presente trabalho busca apresentar a experiência de um subprojeto vivenciado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o subprojeto Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial que teve início no final do ano de 2014, prosseguindo durante todo o ano de 2015 no colégio Olivina Olívia Carneiro da Cunha, em João Pessoa, e teve como proposta realizar uma intervenção escolar que tivesse como ponto-chave a realização de ações pedagógicas de educação patrimonial, promovendo uma compreensão dos conceitos de patrimônio histórico, patrimônio cultural, história, memória, bem público, de modo que se pudessem discutir questões como a identidade cultural, o exercício da cidadania e analisar as percepções que os estudantes possuem sobre estes temas. O subprojeto em seus objetivos iniciais se pretendeu articular oficinas, estudos do meio e dinâmicas que privilegiassem a participação dos estudantes em um processo de intervenção na escola e também fora dela, visando uma conscientização política e social sobre educação patrimonial. Outrossim, foram desenvolvidas observações de espaços da Escola, demonstrando como os estudantes são os principais agentes históricos, para fiscalizar, cobrar e se beneficiarem com todas as intervenções que são feitas neste espaço. Por fim, se estimulou o senso crítico dos estudantes para os patrimônios históricos da cidade, realçando a oportunidade de tecerem as suas próprias concepções sobre estes bens culturais, para perceberem a importância de preservá-los.