FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELO PARFOR 1ª LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES NA HISTÓRIA DE VIDA DE ACADÊMICOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPI- CAMPUS FLORIANO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21081 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 761 "inscrito_id" => 4601 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELO PARFOR 1ª LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES NA HISTÓRIA DE VIDA DE ACADÊMICOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPI- CAMPUS FLORIANO" "resumo" => "O PARFOR é um programa emergencial e tem com objetivo, induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica. Este artigo tem como objetivo conhecer as percepções dos acadêmicos da 1ª Licenciatura em Ciências Biológicas pelo PARFOR sobre o que representa uma formação superior em suas histórias de vida, as experiências que marcaram o percurso de formação e as implicações para atuação como professores. A abordagem de natureza qualitativa, considerando os relatos apresentados como elementos de análise interpretativa da realidade. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, inicialmente, um formulário semiestruturado da plataforma Google Forms, aplicado aos 20 (vinte) acadêmicos do curso de Ciências Biológicas PARFOR- 1ª Licenciatura, desses apenas 5 (cinco) responderam. Posteriormente, realizou-se a leitura dos memoriais de formação dos acadêmicos, para conhecer suas histórias de vida, seu percurso pessoal e profissional. Os resultados evidenciam que são pessoas simples, mulheres com histórias de vida marcadas por desencontros, na sua vida pessoal, estudantil, e profissional, a maioria com experiências na docência. Tiveram no programa PARFOR uma oportunidade de formação superior, muito embora em alguns casos não fosse o curso que realmente escolheram. Apresentam dificuldades, apontam críticas, comentam sobre o muito que aprenderam, entendem que o curso atendeu às suas expectativas, contudo, precisam seguir estudando - a formação continuada. Portanto, acreditam no programa e, estes programas de formação de professores em períodos especiais, são cursos que, considerando suas especificidades, garantem sim uma educação de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PARFOR, PRIMEIRA LICENCIATURA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID4601_09082016214854.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMENE COSTA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "KAMENE COSTA" "autor_email" => "kamennykk@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - IFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21081 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 761 "inscrito_id" => 4601 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELO PARFOR 1ª LICENCIATURA: IMPLICAÇÕES NA HISTÓRIA DE VIDA DE ACADÊMICOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPI- CAMPUS FLORIANO" "resumo" => "O PARFOR é um programa emergencial e tem com objetivo, induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica. Este artigo tem como objetivo conhecer as percepções dos acadêmicos da 1ª Licenciatura em Ciências Biológicas pelo PARFOR sobre o que representa uma formação superior em suas histórias de vida, as experiências que marcaram o percurso de formação e as implicações para atuação como professores. A abordagem de natureza qualitativa, considerando os relatos apresentados como elementos de análise interpretativa da realidade. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, inicialmente, um formulário semiestruturado da plataforma Google Forms, aplicado aos 20 (vinte) acadêmicos do curso de Ciências Biológicas PARFOR- 1ª Licenciatura, desses apenas 5 (cinco) responderam. Posteriormente, realizou-se a leitura dos memoriais de formação dos acadêmicos, para conhecer suas histórias de vida, seu percurso pessoal e profissional. Os resultados evidenciam que são pessoas simples, mulheres com histórias de vida marcadas por desencontros, na sua vida pessoal, estudantil, e profissional, a maioria com experiências na docência. Tiveram no programa PARFOR uma oportunidade de formação superior, muito embora em alguns casos não fosse o curso que realmente escolheram. Apresentam dificuldades, apontam críticas, comentam sobre o muito que aprenderam, entendem que o curso atendeu às suas expectativas, contudo, precisam seguir estudando - a formação continuada. Portanto, acreditam no programa e, estes programas de formação de professores em períodos especiais, são cursos que, considerando suas especificidades, garantem sim uma educação de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PARFOR, PRIMEIRA LICENCIATURA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID4601_09082016214854.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMENE COSTA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "KAMENE COSTA" "autor_email" => "kamennykk@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - IFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }