O PARFOR é um programa emergencial e tem com objetivo, induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica. Este artigo tem como objetivo conhecer as percepções dos acadêmicos da 1ª Licenciatura em Ciências Biológicas pelo PARFOR sobre o que representa uma formação superior em suas histórias de vida, as experiências que marcaram o percurso de formação e as implicações para atuação como professores. A abordagem de natureza qualitativa, considerando os relatos apresentados como elementos de análise interpretativa da realidade. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, inicialmente, um formulário semiestruturado da plataforma Google Forms, aplicado aos 20 (vinte) acadêmicos do curso de Ciências Biológicas PARFOR- 1ª Licenciatura, desses apenas 5 (cinco) responderam. Posteriormente, realizou-se a leitura dos memoriais de formação dos acadêmicos, para conhecer suas histórias de vida, seu percurso pessoal e profissional. Os resultados evidenciam que são pessoas simples, mulheres com histórias de vida marcadas por desencontros, na sua vida pessoal, estudantil, e profissional, a maioria com experiências na docência. Tiveram no programa PARFOR uma oportunidade de formação superior, muito embora em alguns casos não fosse o curso que realmente escolheram. Apresentam dificuldades, apontam críticas, comentam sobre o muito que aprenderam, entendem que o curso atendeu às suas expectativas, contudo, precisam seguir estudando - a formação continuada. Portanto, acreditam no programa e, estes programas de formação de professores em períodos especiais, são cursos que, considerando suas especificidades, garantem sim uma educação de qualidade.