AS RELAÇÕES DA COMUNIDADE ESCOLAR COM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ALGUMAS REFLEXÕES ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA E A RESPONSABILIDADE SOCIAL
Viviane Dias de Jesus Gomes
Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS. Gmail vividias jj@gmail.com
RESUMO
Este artigo consiste em relatos e reflexões do Memorial solicitado referente ao Componente Curricular Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação do Ensino, a partir da inserção em uma escola localizada na cidade de Feira de Santana-Ba. O mesmo busca discutir as relações da comunidade escolar com o Projeto Político Pedagógico e sua importância para o fortalecimento das políticas públicas educacionais no processo de andamento democrático. Para compreendermos a organização desta política que permeia na educação, iniciamos com o roteiro de observações do espaço da instituição, registros, coleta de dados, acompanhamento do desenvolvimento do trabalho da gestão escolar, análise do Projeto Político Pedagógico da Instituição, e do regimento escolar, entrevistas, diálogos e cooperação nas atividades da gestão. Finalizando a nossa participação na escola com a aplicação do Projeto de Intervenção voltado para a temática do PPP, enfatizando a importância da participação da Comunidade escolar em sua elaboração ou reelaboração. Somando toda esta dinâmica no âmbito educacional, deu-se origem ao Memorial Individual trazido aqui apenas algumas pautas de discussões e principais reflexões entre a teoria e a prática e a responsabilidade social referente à comunidade escolar.
Palavras chaves: Comunidade escolar, Projeto Político Pedagógico, políticas educacionais.