Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PORQUE TENHO QUE APRENDER ISTO? ALUNOS E PROFESSORES ENTRE EPISTEMOLOGIAS

Palavra-chaves: INDAGAÇÃO EPISTEMOLÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ALUNOS Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
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Ao final pontuaremos a necessidades de uma formação que promova indagações epistemológicas de professores e alunos, acreditando serem estas janelas para a um desenvolvimento crítico e de superação da realidade.Nossa reflexão caminhará para discutir a formação do professor a partir do direito garantido na constituição como um objetivo de formação tanto pessoal quanto c """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "INDAGAÇÃO EPISTEMOLÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID7305_22072016152051.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOIDE LEITE ARAGÃO PINTO" "autor_nome_curto" => "LOIDE ARAGÃO" "autor_email" => "loide_aragao@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21983 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 397 "inscrito_id" => 7305 "titulo" => "PORQUE TENHO QUE APRENDER ISTO? 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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho tem como objetivo trazer algumas considerações sobre a prática de ensino-aprendizagem e a noção de epistemologia trabalhada em sala de aula. Entendemos que a tarefa de ensinar na vida de professor está envolvida com muitas questões, que vão desde uma atividade profissional até o desenvolvimento da pesquisa, passando pela formação e orientação dos alunos. Logo, enquanto trabalhadores somos responsáveis, em conjunto com a família e a sociedade, pelo preparo dos futuros cidadãos. Contudo em uma sociedade capitalista, classicista e com tantos conflitos sociais como a nossa, as ideais que vão germinando em relação ao conhecimento, à escola e ao saber científico, encontram diferentes formatos, principalmente em relação às classes menos favorecidas. Nesse trabalho vamos discutir a importância do questionamento em torno da epistemologia e como esse questionamento pode ser uma porta à construção do conhecimento tanto para professores como para alunos. Primeiramente apresentaremos alguns dos questionamentos dos alunos na escola sobre o conhecimento ministrado. Em seguida o questionamento dos alunos e uma reflexão sobre a visão de epistemologia do professor a partir do trabalho de Becker. Pontuaremos o que entendemos por indagação epistemológica trazendo contribuições de Castells e Harré sobre epistemologia e ciência. Nossa reflexão caminhará para discutir a formação do professor a partir do direito garantido na constituição como um objetivo de formação tanto pessoal quanto coletiva. A luz de Pinto (1979), discutiremos a importância de se preparar um quadro intelectual com massa crítica e teórica contundente, partindo-se do entendimento de que uma formação baseadas em princípios sólidos críticos-científicos garantiria ao professor ser produtor de conhecimento e não mero reprodutor. Ao final pontuaremos a necessidades de uma formação que promova indagações epistemológicas de professores e alunos, acreditando serem estas janelas para a um desenvolvimento crítico e de superação da realidade.

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