Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido junto a professores dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública do Município de Lagoa Seca, Paraíba. Para esta pesquisa foi elaborado um questionário semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas, através do qual buscou-se revelar qual a percepção dos professores sobre o ensino e a aprendizagem de Ciências para os anos finais do ensino fundamental e, como consequência, oferecer referencial para reflexões aos profissionais envolvidos nesse ensino. Como estratégia, adotou-se uma pesquisa empírica e de caráter qualitativo descritivo. Os resultados dessa investigação, com o apoio teórico da literatura pertinente, possibilitaram o diagnóstico acerca do ensino de Ciências frente à supervalorização do saber científico na atualidade. Através da análise dos dados percebemos que os objetivos do ensino fundamental propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais se apresentam nos discursos dos professores entrevistados de forma muito superficial, ainda prevalece à percepção de ensino apenas propedêutico, e a alfabetização científica caminha devagar nas escolas. Compreendemos que a formação docente deve ser comprometida com a transformação social e com conhecimentos desejáveis para uma intervenção consciente na realidade escolar.

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