OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E A SALA DE AULA: BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DO SEU USO E DAS POSSIBILIDADES
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21856 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3183 "inscrito_id" => 2110 "titulo" => "OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E A SALA DE AULA: BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DO SEU USO E DAS POSSIBILIDADES" "resumo" => "O ensino na forma de instrução auxilia na aprendizagem, que faz manifestar as habilidades e competências do aluno e, consequentemente aperfeiçoá-las. O presente trabalho tem como fundamento a análise sistemática da inserção de novas metodologias aliadas às tecnologias da informação e comunicação para as aulas assim como abordar como os recursos tecnológicos e midiáticos têm sido utilizados em sala de aula por professores dos anos finais do ensino fundamental. Não é interesse de o presente artigo esgotar esse tema, mas tratar o que professores tem feito acerca dessa temática. Buscamos informações de como os professores estão introduzindo novos recursos para facilitar a metodologia e tornar as aulas mais atraentes para os alunos. Para isso, Como metodologia para nossa pesquisa, buscamos embasamento literário nas obras de PIRES, MARTINS e GONÇALVES acerca da temática que apesar de parecer nova, já é tema corriqueiro na vida dos professores que estão atuando nas escolas brasileiras e posteriormente entrevistamos professores de três escolas, sendo duas públicas, municipal e estadual e uma particular. Não fizemos distinção dos professores e tabulamos todas as informações sem separar por segmento. Com o resultado das pesquisas e observação de algumas aulas, tabulamos as respostas, de tal forma que fora possível identificar os recursos mais utilizados, as principais dificuldades e os sucessos dos professores para que possam servir como exemplos e inspiração. Ao final, passada a pesquisa bibliográfica e de campo foi possível chegar à conclusão da pesquisa que constatou que na maior parte dos casos os professores deixam de utilizar os recursos tecnológicos mesmo estando dispostos a fazer isso pelo fato de não terem domínio sobre esses recursos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID2110_18082016134832.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIEDRER BARROS DEL PINO DE MORAES" "autor_nome_curto" => "GIEDRER " "autor_email" => "giedrer@gmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO OBJETIVO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21856 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3183 "inscrito_id" => 2110 "titulo" => "OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E A SALA DE AULA: BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DO SEU USO E DAS POSSIBILIDADES" "resumo" => "O ensino na forma de instrução auxilia na aprendizagem, que faz manifestar as habilidades e competências do aluno e, consequentemente aperfeiçoá-las. O presente trabalho tem como fundamento a análise sistemática da inserção de novas metodologias aliadas às tecnologias da informação e comunicação para as aulas assim como abordar como os recursos tecnológicos e midiáticos têm sido utilizados em sala de aula por professores dos anos finais do ensino fundamental. Não é interesse de o presente artigo esgotar esse tema, mas tratar o que professores tem feito acerca dessa temática. Buscamos informações de como os professores estão introduzindo novos recursos para facilitar a metodologia e tornar as aulas mais atraentes para os alunos. Para isso, Como metodologia para nossa pesquisa, buscamos embasamento literário nas obras de PIRES, MARTINS e GONÇALVES acerca da temática que apesar de parecer nova, já é tema corriqueiro na vida dos professores que estão atuando nas escolas brasileiras e posteriormente entrevistamos professores de três escolas, sendo duas públicas, municipal e estadual e uma particular. Não fizemos distinção dos professores e tabulamos todas as informações sem separar por segmento. Com o resultado das pesquisas e observação de algumas aulas, tabulamos as respostas, de tal forma que fora possível identificar os recursos mais utilizados, as principais dificuldades e os sucessos dos professores para que possam servir como exemplos e inspiração. Ao final, passada a pesquisa bibliográfica e de campo foi possível chegar à conclusão da pesquisa que constatou que na maior parte dos casos os professores deixam de utilizar os recursos tecnológicos mesmo estando dispostos a fazer isso pelo fato de não terem domínio sobre esses recursos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID2110_18082016134832.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIEDRER BARROS DEL PINO DE MORAES" "autor_nome_curto" => "GIEDRER " "autor_email" => "giedrer@gmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO OBJETIVO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }