O uso das tecnologias como ferramentas de aprendizagens constituem um grande desafio para o trabalho do professor no contexto da sala de aula, partindo dessa premissa este trabalho tem como objetivo, refletir sobre o uso das tecnologias e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem sobretudo com relação à produção de escrita. Considerando que a produção de conhecimento na sociedade contemporânea tem uma relação com o letramento digital associado às novas formas de comunicação e informações veiculadas no mundo social, conduzimos as nossas reflexões a partir de uma visão também reflexiva, por isso, nos pautamos em autores como: Soares(2006), para a qual o letramento é o que as pessoas fazem com as habilidades de leitura e de escrita em um contexto específico; Rojo(2012 ), que defende um deslocamento das práticas canônicas realizadas pelos protagonistas do contexto escolar; Hetkowski (2004) que , na sua tese de doutorado intitulada: Políticas Públicas: Tecnologia da Informação e Novas Práticas Pedagógica, faz uma abordagem excepcional das política públicas, das possibilidades de uma prática pedagógica mais dinâmica com o uso das tecnologias , afirmando inclusive, que há uma dificuldade muito grande por parte dos professores de inserir as mídias digitais nas atividades diárias . Das reflexões teóricas e do relato de algumas práticas, podemos afirmar que o resultado de um trabalho com a inserção das tecnologias como auxiliar nas atividades de leitura e escrita, do ponto de vista social e cultural é essencial para que o aluno faça parte de uma escola “real”.