PERCEPÇÕES DE FUTUROS DOCENTES DE BIOLOGIA SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNO COM SURDEZ
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21915 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2537 "inscrito_id" => 10329 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE FUTUROS DOCENTES DE BIOLOGIA SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNO COM SURDEZ" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de três alunos do curso de licenciatura em de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará que vivenciaram a rotina de um aluno surdo e de uma professora de Biologia da sala regular de ensino e da professora da sala de recursos multifuncionais de uma Escola Estadual de Abaetetuba-PA. O trabalho é resultado de nossas pesquisas realizadas na disciplina de Vivência na Prática Educativa III com ênfase em Educação Especial e objetivou relatar de forma crítica-reflexiva a vivência no espaço escolar da rotina de um aluno surdo, bem como verificar as metodologias utilizadas pelas professoras. O trabalho aconteceu em 10 visitas semanais à escola com acompanhamento do aluno em sala de aula regular e na sala de recursos multifuncionais e no final a realização de entrevista semiestruturada com o aluno e com as professoras participantes. Constatamos que há uma falsa imagem de inclusão tanto por parte das professoras quanto do aluno, no entanto, a realidade é contraditória, outro ponto que também se pode constatar foi o fato da professora da sala de aula regular demonstrar uma falta de preparo para trabalhar com esse aluno surdo por conta da ausência de formação adequada para lidar com ele, o que gera uma sobrecarga para a professora da sala de recursos multifuncionais que tem que ensinar ao aluno o que ele deveria ter aprendido em sala de aula. Isso evidencia a necessidade de formação inicial e continuada para um trabalho efetivo como agente de inclusão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, SURDEZ, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA7_ID10329_17082016102306.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA NEGRÃO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "VANESSA RODRIGUES" "autor_email" => "vanessanegraorodrigues@gm" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21915 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2537 "inscrito_id" => 10329 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE FUTUROS DOCENTES DE BIOLOGIA SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNO COM SURDEZ" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de três alunos do curso de licenciatura em de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará que vivenciaram a rotina de um aluno surdo e de uma professora de Biologia da sala regular de ensino e da professora da sala de recursos multifuncionais de uma Escola Estadual de Abaetetuba-PA. O trabalho é resultado de nossas pesquisas realizadas na disciplina de Vivência na Prática Educativa III com ênfase em Educação Especial e objetivou relatar de forma crítica-reflexiva a vivência no espaço escolar da rotina de um aluno surdo, bem como verificar as metodologias utilizadas pelas professoras. O trabalho aconteceu em 10 visitas semanais à escola com acompanhamento do aluno em sala de aula regular e na sala de recursos multifuncionais e no final a realização de entrevista semiestruturada com o aluno e com as professoras participantes. Constatamos que há uma falsa imagem de inclusão tanto por parte das professoras quanto do aluno, no entanto, a realidade é contraditória, outro ponto que também se pode constatar foi o fato da professora da sala de aula regular demonstrar uma falta de preparo para trabalhar com esse aluno surdo por conta da ausência de formação adequada para lidar com ele, o que gera uma sobrecarga para a professora da sala de recursos multifuncionais que tem que ensinar ao aluno o que ele deveria ter aprendido em sala de aula. Isso evidencia a necessidade de formação inicial e continuada para um trabalho efetivo como agente de inclusão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, SURDEZ, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA7_ID10329_17082016102306.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA NEGRÃO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "VANESSA RODRIGUES" "autor_email" => "vanessanegraorodrigues@gm" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }