As tirinhas da Mafalda, no caso deste estudo, são consideradas um veículo importante de informação, descontração, lazer e sensibilização de jovens e adultos. Portanto, no presente estudo, buscou analisar os conteúdos relacionados a temática ambiental nas tirinhas de Quino, e sua importância como ferramenta para o ensino e aprendizagem. Além disso, identificar criticamente a conjuntura entre o meio ambiente e a sociedade e como Quino reflete sobre as questões ambientais através de suas tirinhas cômicas e como elas podem ser utilizadas nas aulas de Geografia para a educação ambiental. A utilização das tirinhas da Mafalda mostram-se incompletas para a educação ambiental, pois não sugerem possibilidades para soluções dos problemas apresentados, neste caso, é imprescindível o professor como mediador e estimulador do uso e auxiliador na reflexão crítica de suas histórias.Percebe-se ao analisar as tirinhas voltadas para a temática ambiental, não conseguem de todo proporcionar ao leitor uma educação ambiental, já que os temas são abordados de maneira catastrofista. A utilização das tirinhas da Mafalda deve ser utilizada como um viés a mais do conteúdo, como uma forma de reflexão, uma ferramenta integradora da concepção didática do professor. E não apenas como uma ferramenta independente, pois ela não detém essa capacidade. Faz-se importante frisar que se sugere aqui que ao trabalhar com as tirinhas, o professor medie novos tempos, situações e espaços para que os alunos consigam compreender novos conceitos e novas atitudes e concepções. As historinhas em quadrinhos podem servir aos professores como recurso a ser utilizado nas escolas oportunizando a reflexão, desde que, o professor esteja preparado para extrair as mensagens contidas, o domínio do conteúdo e que estimule a discussão.